27 janeiro 2020

As melhores dicas naturais para a saúde da sua visão

As melhores dicas naturais para a saúde da sua visão

Jornal do BrasilWILSON RONDÓ JUNIOR, 


Problemas com a visão têm aumentado de forma alarmante. Mas, por quê? Um ponto importante é que não se está obtendo os nutrientes certos nos alimentos. É claro que as pessoas com doenças oculares devem ser acompanhadas de perto pelos seus médicos. Também recomendo a supervisão médica para os que estão tomando suplementos vitamínicos. Agora, vejam os problemas oculares mais comuns e os alimentos e suplementos que ajudam a combatê-los!
Olhos Secos
A síndrome de olhos secos frequentemente ocorre devido às deficiências nutricionais, que permitem que radicais livres prejudiciais se acumulem nas glândulas lacrimais. Os estudos indicam que é benéfico, nesses casos, o consumo de ômega 3. É uma fonte excelente de DHA (ácido docosaexaenoico) e das vitaminas A e D, nutrientes que melhoram a qualidade das lágrimas e ajuda-as a serem mais eficazes na lubrificação.
Catarata
Mais da metade das pessoas terão catarata até os 80 anos de idade. O que fazer: coma espinafre (com moderação, pois em excesso induz cálculo renal), couve e outras folhas verdes escuras todo dia. Elas contêm luteína, um antioxidante que reduz danos por radicais livres. A luteína e a zeaxantina são os únicos carotenoides presentes nas lentes dos olhos. Lembre-se que os carotenoides são solúveis em gordura. Então, adicione um pouco de gordura boa (óleo de oliva ou de coco). Recomenda-se ingerir ainda vitamina C, pois estudos mostram ajuda na prevenção da catarata.
Síndrome de Visão de Computador
Pesquisas relatam que 88% das pessoas que trabalham ao computador por mais de 3 horas por dia se queixam de visão embaçada ou seca. Segundo estudos, o uso de astaxantina, um carotenoide, reduz o estresse dos olhos, melhorando a resistência dos músculos oculares. Outra dica: movimente-se a cada ½ hora, importante para a visão e saúde geral.
Visão Noturna Reduzida
Um estudo mostrou que um suplemento diário com cobre e zinco é importante, pois a deficiência de zinco é associada com a má visão noturna. O zinco auxilia na produção de vitamina A, necessária à retina para detectar a luz. Com relação à alimentação, coma várias porções de verduras de cores vivas, como a couve e pimentões amarelos, ou gemas de ovos.
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMA)
Principal causa da cegueira em adultos mais idosos. Um estudo feito nos Estados Unidos relatou que os pacientes que já portavam a degeneração macular e ingeriam betacaroteno, zinco, cobre e as vitaminas C e E adequadamente eram 25% menos propensos a desenvolverem uma forma avançada da doença.
Nesse caso, a dica é também consumir vegetais folhosos semanalmente, outras verduras de cores vivas e gemas de ovos, que podem auxiliar no retardo da progressão da DMA. Mas, atenção! Antes de qualquer medida, converse com o seu médico a respeito. Supersaúde!
-
Referências bibliográficas:
•What You Must Know About Food and Supplements for Optimal ­Vision Care: Ocular Nutrition Handbook. Jeffrey R. Anshel
•British Journal of Clinical Practice, November 1990; 44(11):475-476
•Nutrition Reviews, July 1990;40(7):286-287
•Journal of Nutritional Medicine, 1990;1:133-138
•Drug Therapy, February 1990; 102
•Journal of the American College of Nutrition, 1993;12(2):138-146.
•Archives of Ophthalmology, February 1994;112:222-227
•British Journal of Ophthalmology, 1995;79:199-201.22111
•Journal of Orthomolecular Medicine, 1998;13(4):211-214
•IntOphthalmolClin, Fall. 2000;40(4):71-81
•Int J Opthalmol, 2013 Dec 18; 6(6): 811-6

Filha de vítima de Brumadinho doa indenização para igreja

Filha de vítima de Brumadinho doa indenização para igreja


Jornal do Brasil  
A última imagem que Flávia Aparecida Barbosa Coelho, 33, tem do pai são seus restos mortais num saco de lixo preto.
Aos 62, Olavo Henrique Coelho era o funcionário mais antigo da Vale na Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). O técnico de infraestrutura trabalhava no local havia 40 anos.
"Você vê o pai sair de casa e depois fica na memória um saco preto. A gente não sabe nem o que tinha dentro", afirma Flávia.
Como seguir em frente diante desse trauma é pergunta comum aos familiares e amigos das 270 pessoas que morreram há um ano, no rompimento da Barragem 1.
Flávia buscou a religião para se sustentar e foi durante uma missa, na Igreja Matriz de São Sebastião, o padroeiro da cidade, que lhe veio a ideia de doar parte da indenização para terminar a construção de outra igreja, a de São Francisco de Assis.
"A ideia é que a população de Brumadinho, que está passando pelo que eu estou passando, consiga se reerguer e não cair em depressão com esse cenário de guerra. Um dos lugares que as pessoas podem buscar para ter essa força é na casa de Deus, um lugar acolhedor", afirma.
A igreja que estava sem acabamento, de cor cinza com o reboco aparente, ganhou revestimento, pintura amarela e telhado. Antes, a chuva que se acumulava na laje provocava goteira durante a missa e gerava preocupação com aumento da dengue.
A obra estava parada havia cinco anos. Pelo ritmo normal de arrecadação, seriam necessários mais sete anos para que fosse concluída.
Flávia não quer revelar quanto doou para a igreja, mas diz que o fez no mesmo dia em que recebeu a indenização da Vale pela morte do pai, em setembro.
A doação deu conta de finalizar toda a parte externa. Já o interior não está completo: só tem uma mão de tinta branca, altar simples, bancos antigos e cadeiras de plástico; falta o piso, que está no concreto. Para concluir o restante, a comunidade vende pastéis às segundas-feiras.
Flávia afirma que a doação foi espontânea --não houve pedido da igreja pela verba. Pelo contrário, a comunidade paroquial custou a acreditar que era verdade.
"Eles acharam que podia ser uma fraqueza emocional. Tivemos mais de sete reuniões conversando pra ver se era aquilo mesmo que eu queria, eles me explicando que o valor seria alto", conta Flávia.
Até agora, ela não tinha aparecido para a comunidade da igreja como a doadora. Os fiéis sabiam o milagre, mas não o santo. "Pra mim foi normal doar, porque nunca me faltou nada, Jesus deu pra gente tudo. Não é nem como se fosse uma devolução, porque o que a gente tem é muito mais do que estamos fazendo aqui. Eu acho até muito pouco essa doação", diz.
Os planos de Flávia para reerguer a cidade vão além da obra da igreja. Ela quer aproveitar a estrutura das paróquias de Brumadinho para organizar encontros, atividades e visitas em que as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem possam conversar e trocar as dores.
"Fazer um trabalho para reconstruir Brumadinho, não ficar nessa luta, não ficar questionando Vale, porque a gente já participou das audiências para que se faça a justiça, mas o que a gente busca é reconstruir a nossa cidade. Não mudar daqui jamais. Ajudar as pessoas que estão à base de remédio depressivo", afirma.
Apesar do foco em tocar a vida, Flávia ainda sente o peso da tragédia e se revolta com a Vale, que era sua segunda casa. Ela nasceu e viveu na Mina do Córrego do Feijão até os 14 anos.
Sua família morava na Ferteco, a vila dos funcionários da mina, bem ao pé da barragem, que foi reformada para ser a sede administrativa da mineradora. Centenas de funcionários morreram ali, nos escritórios e no restaurante.
Além do pai, ela perdeu três primos e diversos conhecidos. O irmão escapou por pouco: seu turno acabava às 10h30, duas horas antes do rompimento. A própria Flávia, que é técnica em segurança do trabalho, era funcionária da Vale até dois anos atrás, quando passou a trabalhar na prefeitura para ficar mais perto das filhas, que têm 9 e 4 anos.
"Eu que nasci e cresci ali não consigo identificar nenhuma estrada mais, está totalmente devastado. A minha mente sabe que eles ficaram lá, a gente vai lá, sabe que aconteceu, mas parece um filme, uma história de terror, porque não tem como compreender", diz ela.
"A empresa resolveu deixar a morte chegar pra eles. Pra ela era menos custoso pagar a indenização do que parar essa mina de dinheiro. Por conta dessa ganância, eles foram deixados à morte igual animal no abatedouro", completa.
Na família de Flávia, era sabido que a barragem iria estourar a qualquer momento. "Meu pai falava muito pra tirar o povo de lá, mas chegava de cabeça baixa em casa, porque eles respondiam que ele não tinha capacidade nenhuma pra falar nada sobre barragem, porque ele não tinha estudo."
"A parte superior da empresa acalmava os funcionários: 'não é assim do jeito que vocês estão pensando, a gente tem engenheiros, estamos acompanhando'. Foi todo mundo enganado", desabafa Flávia.
Seu pai e seu irmão, em 2018, chegaram a ser buscados em casa de madrugada para tampar vazamento da barragem com sacos de areia.
"Ele falava que preferia ir e tentar ser ouvido do que largar e ver a segunda família dele embaixo daquela lama", diz Flávia. Para ela, hoje seu pai estaria morto de qualquer forma. Caso não estivesse na mina às 12h28 do dia 25 de janeiro de 2019, já teria morrido de desgosto pelo que aconteceu. (Carolina Linhares/FolhaPressSNG)

LULA CITA NAZISMO AO ATACAR A GLOBO

Lula cita nazismo ao atacar Globo e defende algumas críticas de Bolsonaro à imprensa

Jornal do Brasil  
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou o nazismo ao falar sobre o tratamento jornalístico dado pela TV Globo às mensagens da Lava Jato obtidas pelo site The Intercept Brasil. Para ele, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) faz algumas críticas à emissora que são corretas.
Macaque in the trees
Ex-presidente Lula (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)












As declarações foram dadas em entrevista ao site UOL.
Questionado sobre os ataques de Bolsonaro a jornalistas, Lula afirmou que, durante seu governo, de 2003 a 2010, houve "um momento de oito anos de pensamento único contra o Lula".
Em seguida, relacionou ao nazismo à cobertura jornalística da TV Globo sobre as mensagens obtidas pelo Intercept e divulgadas pelo site em parceria com outros veículos, como a Folha. Os diálogos colocaram em dúvida a imparcialidade do então juiz Sergio Moro ao expor sua atuação nos bastidores, em parceria com policiais e procuradores na linha de frente das investigações.
"O que a Globo está fazendo com o Intercept, era capaz que o nazismo não fizesse. Ela só teve coragem de citar o Intercept duas vezes: quando o Intercept publicou o nome do Faustão, que acho que tinha dado aula pro Moro, e quando foi citar o nome do Roberto D'Ávila, que tinha trabalhado para arrecadar dinheiro para o meu filme. A Globo não fez sequer matéria contra a fajutice da denúncia do Ministério Público [contra o jornalista Glenn Greenwald, diretor do site]. Então, isso é censura", disse Lula.
Os diálogos dos procuradores da Lava Jato, porém, foram alvo de reportagens do programa Fantástico, da TV Globo, quando da revelação das primeiras mensagens. A denúncia do Ministério Público contra Glenn também foi noticiada pela emissora.
Em nota, a emissora afirma que Lula "deveria se informar melhor antes de fazer afirmações falsas".
"A Globo cobriu amplamente as denúncias do Intercept. A Al-Jazeera pediu em julho do ano passado um levantamento sobre a minutagem da cobertura. No levantamento, a Globo informou que, apenas de 9 de junho a 24 de julho, a emissora publicou uma hora e quarenta e três minutos de reportagens sobre o assunto no JN e no Fantástico --se considerássemos os outros telejornais esse tempo seria muitas vezes maior. E nos meses seguintes continuou publicando as novidades do caso. As reportagens estão disponíveis no Globoplay e qualquer um pode atualizar o levantamento", afirmou.
Sobre o caso da denúncia contra Glenn, a Globo diz que "publicou matéria de sete minutos, com ampla divulgação às críticas a ação do procurador, inclusive um vídeo do próprio Glenn".
A citação do petista ao nazismo ocorre cerca de uma semana após a demissão do secretário de Cultura Roberto Alvim, que em um vídeo copiou um trecho de discurso do ministro da Propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels.
Indagado se então o comportamento de Bolsonaro em relação à imprensa seria justificável, o petista respondeu que "tem crítica que ele faz que é correta".
"Acho que tem crítica que ele [Bolsonaro] faz que é correta. Dê a ele o mesmo direito que dá aos outros, direito de falar, abra para ele falar. Na greve dos jornalistas de 1979, os donos de jornais descobriram que não precisavam tanto de jornalistas, que poderiam fazer jornalismo sem precisar do jornalista. Agora, o Bolsonaro está provando que é possível fazer notícia sem precisar dos jornais, da televisão. Ele faz por ele mesmo. Aliás, o Trump já fez escola", continuou.
Lula, no entanto, criticou o fato de o presidente privilegiar as redes sociais em detrimento do atendimento à imprensa.
"Eu ainda respeito, marco toda semana uma entrevista. Não acho que é correto um presidente da República se comunicar pelo seu Twitter, um presidente da República tem a obrigação de prestar contas à democracia, atendendo a imprensa. Não aquele cafezinho formal, em que tem um general como porta-voz, que é tudo quase militarizado. Mais do que no tempo dos militares. Marca uma entrevista livre com a imprensa e deixa a imprensa perguntar!"
Sobre as eleições de 2020, Lula falou que o PT "não tem os grandes nomes que já teve na ativa" e que o partido está disposto a fazer alianças políticas. Afirmou ainda que Eduardo Suplicy, que está reunindo assinaturas de apoio à sua pré-candidatura para a Prefeitura de São Paulo, pode surpreender.
Lula deu razão à Fernando Haddad, que disputou as últimas eleições presidenciais e, segundo o ex-presidente, não quer concorrer à Prefeitura de São Paulo novamente. "O Haddad é um quadro muito importante, tem uma tarefa nacional e internacional importante para o PT. Acho que está correto em não querer ser candidato."
O ex-presidente opinou ainda sobre o primeiro ano de Jair Bolsonaro e afirmou que, mesmo quem não votou em Bolsonaro deve entender que "ele é presidente". Para Lula, o atual presidente deveria "parar de falar bobagem" e "ficar dando recado para o seu clube".
"Eu vou ficar sentado na cadeira, dizendo que ele não presta e torcendo para que dê tudo errado? Não. Nós temos que torcer para que estas pessoas governem pensando na maioria do povo brasileiro", afirmou ele.
O petista disse ainda que Bolsonaro pode recuperar sua popularidade nos próximos anos.
"Por isso que eu acho que a gente não tem que ficar perguntando se Bolsonaro cresceu, se ele caiu, ele tem que governar quatro anos, ele foi eleito para cumprir um mandato de quatro anos. E ele que governe com a maior competência possível porque, se for bem, tem o direito a ser candidato à reeleição", completou.(FolhaPressSNG)

COM FLAVIO DINO MARANHÃO TEVE 251 BANCOS ROUBADOS

Apenas no governo Flávio Dino entre 2015/2019, bancos foram assaltados 251 vezes no Maranhão

forte chuva em barra do corda neste último domingos

Chuva que caiu em Barra do Corda na noite deste domingo, foi a maior nos últimos 31 anos

Por Minuto Barra

chuva que caiu em barra do corda na noite deste domingo foi a maior nos ultimos 31 anos 1024x768 - Chuva que caiu em Barra do Corda na noite deste domingo, foi a maior nos últimos 31 anos - minuto barra
A chuva que caiu na cidade de Barra do corda na noite deste domingo(26) e que adentrou a madrugada, foi a maior nos últimos 31 anos, é o que diz a empresa Quercegen, antiga Fazenda Chapada.
Dr Senna que trabalha na empresa, disse, que a quantidade de milímetros que caiu em Barra do Corda foi de 101,40 mm. Uma chuva parecida, ocorreu em fevereiro de 2008, onde foram registrados 100 milímetros. Para ontem, domingo, a previsão era de apenas 35 milímetros. Para hoje, estão previstos 65, mas pode ser que caia água além disso.
Ao menos quatro bairros registraram recordes históricos de alagamentos e são considerados os locais mais afetados; Trizidela, Centro, Piquizinho, Araticum/Juá. Veja como ficou uma das  residências;
chuva que caiu em barra do corda na noite deste domingo foi a maior nos ultimos 31 anos 1 576x1024 - Chuva que caiu em Barra do Corda na noite deste domingo, foi a maior nos últimos 31 anos - minuto barra
Próximo ao Posto Dois Irmãos no bairro trizidela, um veículo tentou enfrentar o “mar” de água na Rua Rio Tefé, mas teve que recuar. No centro, próximo a Loja Noroeste, ruas ficaram tomadas pela água. Segundo informações, várias lojas foram alagadas.

RIACHÃO TEM SELETIVO PARA PROFESSORES

Prefeitura de Riachão lança edital de seletivo para professor

Ao todo são ofertadas 80 vagas para lotação na Secretaria de Educação da Prefeitura Riachão. Ao todo são ofertadas 80 vagas para lotação na Secretaria de Educação da Prefeitura Riachão. (Crédito foto: O Imparcial)

A Prefeitura do município maranhense de Riachão, lançou edital de processo seletivo para seleção de profissionais para compor o quadro de servidores temporários. Ao todo são ofertadas 80 vagas para lotação na Secretaria de Educação da Prefeitura Riachão, no Maranhão.
As oportunidades são para profissionais de nível superior (completo e incompleto) no cargo de Professor. Para concorrer às vagas é necessário ter concluído ou estar cursando, no mínimo, o sexto período de curso superior de licenciatura plena em qualquer área ou o curso Normal Superior, reconhecidos pelo MEC ou autorizados na forma da lei.

As remunerações ofertadas variam de R$ 1.298,80 a R$ 2.164,68 por jornadas de até 30 horas semanais trabalhadas.

Os profissionais interessados em participar do processo de seleção devem realizar suas inscrições entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2020, das 08h às 12h e das 14h às 17h, exclusivamente de forma presencial na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada à Praça Clóvis Vidigal, nº 716, Centro, Riachão – MA. A taxa de inscrição é de R$ 25,00.

Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de realização de provas objetivas, de caráter classificatório, previstas de serem aplicadas no dia 09 de fevereiro de 2020. Em caso de empate na classificação, terá preferência o candidato que:
  • Tiver idade igual ou superior a 60 anos;
  • Maior nota na avaliação de desempenho;
  • Graduação e Pós-graduação;
  • Tiver a maior idade considerando ano e dia de nascimento.

O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 12 meses, a contar da homologação do resultado final, podendo este prazo ser reduzido ou prorrogado por igual período, a critério da administração pública.

Para maiores informações deste processo de seleção, acesse o edital completo disponível no Diário Oficial da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, edição de 22 de janeiro de 2020.

CONCURSO PÚBLICO NA CIDADE DE ESTREITO NO MARANHÃO

Prefeitura de Estreito abre concurso público; cargos com salários de até R$ 10.000.00


Prefeitura de Estreito, no estado do Maranhão, divulgou o edital de concurso público nº 001/2020 com a finalidade de preencher 708 vagas, sendo 381 vagas imediatas e 327 vagas para cadastro reserva. São ofertadas oportunidades para profissionais de nível fundamental, médio / técnico e superior.

As inscrições serão abertas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Instituto Vicente Nelson https://ivin.com.br , de 03 de fevereiro de 2020 até às 23h59min do dia 02 de março de 2020 podendo ser prorrogadas de acordo com o edital.

As remunerações dos novos servidores vão variar de R$ 1039,00 a R$ 10.000,00 em jornadas de 20 a 40 horas semanais, a depender do cargo.

Taxa de inscrição: R$ 60,00 (fundamental), R$ 80,00 (médio/ técnico) e R$ 110,00 (superior).


Confira os cargos vagos no município:

Cargos de nível fundamental:
Auxiliar de Cuidador Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Cozinheiro Hospitalar, Lavador / Lubrificador, Maqueiro, Mecânico, Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas e Pedreiro;

Cargos de níveis médio e técnico:
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Fiscalização Ambiental, Agente de Trânsito, Agente Técnico de Controle Patrimonial, Assistente Administrativo, Assistente Especial em Serviço de Fiscalização, Transporte e Logística, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Controle Interno, Auxiliar de Recursos Humanos, Cuidador Social, Digitador, Educador Social, Eletricista, Encarregado de Obras, Entrevistador, Fiscal de Limpeza Pública, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Gestor de Contratos, Guarda Municipal, Monitor de Creche, Recepcionista, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Técnico em Manutenção Hospitalar, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho e Vigia;

Cargos de nível superior:
Advogado, Analista de Recursos Humanos, Assistente Social, Auditor de Controle Interno, Bioquímico, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal da Dívida Ativa, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico em Diversas Especialidades, Nutricionista, Odontólogo, Ouvidor, Procurador Municipal, Professor em Diversas Disciplinas, Psicólogo e Executivo Público.

BAILARINA É ENCONTRADA MORTA

Com sinais de violência sexual, bailarina é encontrada morta em cachoeira

Vítima foi identificada como Maria Glória Poltronieri Borges, de 25 anos

Uma bailarina foi encontrada morta, na tarde deste domingo (26), em uma cachoeira localizada entre as cidades de Marialva e Mandaguari, na região metropolitana de Maringá. A vítima foi identificada como Maria Glória Poltronieri Borges, de 25 anos.
Reprodução Instagram
De acordo com o GMC Online, a Polícia Civil de Mandaguari está investigando o caso e não informou, até o momento, a causa da morte.
Investigadores da Polícia Civil estão tentando localizar o responsável pela morte da bailarina.

    Walpurgis Night - Maria Glória P. Borges


 Resultado de imagem para Maria Glória Poltronieri Borges
Nas redes sociais, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, lamentou o ocorrido e prestou condolência aos familiares e amigos. “Hoje Maringá acordou de luto. É muito triste a morte da Maria Glória Poltronieri. Ela foi professora de ballet da minha filha Carolina. Uma excelente profissional.
Meiga. Muito amada. Aos pais Maurício e Daisa e a todos os familiares: meus sentimentos e orações”, escreveu Maia.

BRASIL PAIS QUE MATOU DEZENA DE TRAVESTIR E TRANS

Brasil foi o País que mais matou travestis e transexuais em 2019

Resultado de imagem para TRAVESTIR BANDEIRA
Foram pelo menos 124 casos, cada um deles minuciosamente confirmado. Do total, só 11 tiveram suspeitos identificados pela polícia, de acordo com o estudo chamado Dossiê de Assassinatos e Violência contra Travestis e Transexuais Brasileiras em 2019, que será divulgado na próxima quarta-feira (29) pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra)
 O Brasil ficou em 1º lugar no ranking mundial como o País com mais mortes de travestis e transexuais. Foram pelo menos 124 casos, cada um deles minuciosamente confirmado. Do total, só 11 tiveram suspeitos identificados pela polícia, de acordo com o estudo chamado Dossiê de Assassinatos e Violência contra Travestis e Transexuais Brasileiras em 2019, que será divulgado na próxima quarta-feira pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). A informação sobre a primeira posição no ranking foi publicada pela coluna de Alcelmo Gois.
O levantamento reforça que "nenhuma ação foi tomada pelo governo brasileiro em relação à LGBTIfobia" e que "pessoas LGBTI+ continuam sendo espancadas à luz do dia e há grupos de ódio eclodindo pelo país".
De acordo com o estudo, a maioria das vítimas era negra (82%), do gênero feminino (97%), estava no Nordeste (37%) e tinha entre 15 e 29 anos (59,2%). Três delas tinham só 15 anos, duas foram apedrejadas até a morte e a outra, espancada e enforcada.

ANA MARIA BRAGA TÁ CÂNCER

Ana Maria Braga é diagnosticada com um novo câncer de pulmão




Ana Maria Braga anunciou que está com um novo câncer de pulmão nesta segunda-feira (27), durante o Programa Mais Você. A apresentadora está enfrentando  um adenocarcinoma, um tipo mais agressivo da doença.
Para tratá-la, ela fará uma combinação de quimioterapia com imunoterapia, já que não é possível a realização de radioterapia ou cirurgia para a retirada do tumor. A apresentadora iniciou o tratamento contra a adenocarnicoma no último sábado (24). O procedimento acontece a cada 21 dias. "Em alguns dias eu não sei, tenho mais uns ciclos de imunoterapia e quimioterapia. Espero estar com vocês até o dia 7", disse Ana, que já estava com férias programadas para fevereiro.
Em 2019, a apresentadora havia sido diagnosticada com outros dois cânceres no órgão respiratório. Um deles foi retirado com cirurgia e o outro, com radiocirurgia.
Ana Maria já enfrentou um câncer de pele em 1991 e descobriu, em 2001, que estava com câncer no intestino. A apresentadora precisou fazer quimioterapia, ficando 4 meses longe do programa.

O que é adenocarcinoma?

Resultado de imagem para câncer adenocarcinoma


O adenocarcinoma é um tumor maligno, que deriva de células glandulares epiteliais secretoras. Este é um tumor que pode afetar vários órgãos do corpo humano: pulmões, intestinos, pâncreas, fígado, colo do útero, mama, esôfago, estômago, próstata, vesícula biliar.

Os adenocarcinomas são, normalmente, um tipo de câncer de agressividade elevada. A remoção cirúrgica é também bastante difícil, e por esse motivo o prognóstico costuma ser desfavorável.
Não se conhece precisamente as causas dos adenocarcinomas, mas antecedente familiar de câncer, idade avançada, tabagismo (no caso do câncer de pulmão especialmente), reposição hormonal (no caso de câncer de mama especialmente), qualidade da alimentação (no caso de câncer do trato gastrointestinal) são causas associadas ao surgimento de adenocarcinomas.
Os sintomas dos adenocarcinomas vão depender muito do órgão que eles estiverem comprimindo ou afetando com sua presença. Dependendo da localização, pode passar muito tempo antes que os adenocarcinomas podem evoluir comecem a provocar sintomas. Visto que os adenocarcinomas podem afetar muitos órgãos diferentes, os sintomas variam muito:
  • tosse com sangue, falta de ar, dor no tórax, perda de peso: associados ao adenocarcinoma de pulmão;
  • sangramento misturado nas fezes, anemia, dor abdominal, mudança no diâmetro nas fezes ou alteração do hábito intestinal (alternância constipação e diarréia): associado ao adenocarcinoma de cólon;
  • sangramento vaginal, dor nas relações sexuais, corrimento vaginal escuro e mal cheiroso: associados ao adenocarcinoma de colo de útero;
  • dor no abdome, icterícia e perda de peso: associados ao adenocarcinoma de pâncreas;
  • perda de apetite e de peso, enjôos e sensação de estômago cheio, intolerância a carnes e outros alimentos de digestão mais lenta, anemia: associados ao adenocarcinoma de estômago;
  • nódulo na mama, caroços na axila, saída de secreção espontaneamente pelo mamilo, associados ao adenocarcinoma de mama.
diagnóstico pode ser feito por exames de imagem, como raio-x e tomografias, e, se possível, deve ser feita biópsia para diagnóstico histológico (que dividirá o câncer em pouco, moderadamente ou bem diferenciado). De maneira geral, os adenocarcinomas bem diferenciados tem melhor prognóstico e aqueles pouco diferenciados tem pior prognóstico. Quando descoberto, requer tratamento imediato, porque os adenocarcinomas são de rápida progressão e tendem a dar metástases com facilidade, permitindo ao câncer espalhar-se para outros órgãos que não o original.
tratamento do adenocarcinoma inclui a remoção cirúrgica do tumor e cuidados com as possíveis complicações que ele tenha causado. Se o diagnóstico for tardio, a cirurgia pode não ser possível, restando o tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia, que pode ser complementar mesmo se for possível a remoção cirúrgica.
Se descoberto no início, dependendo do órgão acometido e do grau de diferenciação do tumor, pode haver cura, contudo, só se pode considerar cura após seguimento clínico e radiológico por no mínimo cinco anos.
O médico que conduzirá o diagnóstico e o tratamento depende do sítio acometido, sendo que, na necessidade de quimioterapia, será o oncologista clínico que a prescreverá. No caso de tumores na mama, colo do útero e vagina, deve-se procurar um ginecologista; se pulmonar, pneumologista; se no trato gastrointestinal, gastrocirurgião ou proctologista.
Dependendo do estado do paciente e das complicações em virtude do próprio tumor ou do tratamento, deve ser procurado um pronto atendimento.