06 setembro 2019

DESFILE DO ENSINO MÉDIO DE SÃO ROBERTO 2019


       Ao dia 5 de setembro de 2019, a Escola de Centro de Ensino Professora Gracilde Lima, através dos Alunos, Pais, Professores e muito Esforço da Diretora Elizangela e apoio de amigos e patrocinadores. Realizaram um dos mais belos Desfile da Independência em São Roberto. 
 TEMA 
A Dança e suas Evoluções em função das Transformações Culturas

VEJA OS VÍDEO

 
APRESENTAÇÃO DOS PELOTÕES 

DANÇA DA BAILARINAS 




   
                   A mais aceita delas diz que a Dança do Ventre surgiu no Antigo Egito, em rituais, cultos religiosos, onde as mulheres dançavam em reverência a deusas. Com movimentos ondulatórios e batidos de quadril, as mulheres reverenciavam a fertilidade, celebravam a vida

A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.


Dança Primitiva

A A dança nasceu associada às práticas mágicas do homem, com o desenvolvimento da civilização, o rito separou-se da dança.

O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais alimentos, água e também em forma de agradecimento. A dança era quase um instinto e esses acontecimentos registrados nas paredes de cavernas em forma de desenhos, ficaram conhecidos como arte rupestre.

O homem primitivo pintava nas paredes das grutas, cavernas e galerias subterrâneas cenas de caça e rituais que representavam a caçada. Pareciam acreditar ser possível, pela representação pictórica, alcançar determinados objetivos, como abater um animal, por exemplo.











Além de ser útil para seus estudos, a história da dança enriquece sua cultura pessoal e o faz compreender melhor a evolução de todos os estilos de dança.
















A Dança e suas Evoluções em função das Transformações Culturas 







A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal. Ela aparece em duas formas: a teatral e a social. No primeiro caso, é executada num palco, tendo como estilos principais o medieval e o balé (clássico, moderno e contemporâneo). No outro, ela é praticada ao ar livre ou em clubes de baile. Nesse grupo estão os gêneros populares - como o frevo, o forró, o carimbó etc. - e as danças de salão, do ventre e de rua. Nos dois casos, os passos cadenciados são acompanhados de música e transmitem sensações e sentimentos por meio de um conjunto ordenado (teatral), chamado coreografia.  



























       A mais aceita delas diz que a Dança do Ventre surgiu no Antigo Egito, em rituais, cultos religiosos, onde as mulheres dançavam em reverência a deusas. Com movimentos ondulatórios e batidos de quadril, as mulheres reverenciavam a fertilidade, celebravam a vida.

Origem da dança do ventre

Seus movimentos, aliados à música, são sinuosos, semelhantes a uma serpente, e foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Pérsia e Grécia com o objetivo de preparar a mulher, através de ritos religiosos dedicados a deusas, para se tornarem mães.

No Egito, por volta de 2000 a.C., dançava-se em homenagem aos deuses. Na Grécia Clássica, a dança era relacionada aos jogos olímpicos. Os tratados sobre dança surgiram a partir do século XVI. Cada país europeu criou suas próprias danças.
                           
                                VEJA COMO FOI A DANÇA