02 julho 2018

Vice do Bolsaro pode do Maranhão


POLÍTICA

Sem PR, Bolsonaro pode ter vice do partido de Ricardo Murad

PSL avalia lançar o general da reserva do Exército Augusto Heleno Ribeiro, do PRP, como companheiro de chapa do presidenciável

PUBLICADO POR ATUAL7


Sem resposta do PR para a formação de aliança nas eleições deste ano, o PSL avalia lançar o general da reserva do Exército Augusto Heleno Ribeiro como vice na chapa do presidenciável Jair Bolsonaro. A informação foi antecipada pela Coluna do Estadão, na semana passada.

O general é filiado ao PRP, que no Maranhão é presidido pelo ex-secretário estadual de Saúde e pré-candidato ao Palácio dos Leões Ricardo Murad, desafeto de Flávio Dino (PCdoB), que tentará a reeleição.

Caso a aliança entre PSL e PRP seja confirmada, um imbróglio poderá ser criado no estado.

Enquanto o PRP tem Murad como pré-candidato aos Leões, o PSL aposta no nome da ex-prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge para o pleito.

Ela, também adversária de Dino, inclusive, trouxe Bolsonaro ao Maranhão recentemente, e tenta colar no presidenciável para aparecer bem nas pesquisas de intenção de voto

SELETIVADOS RECE BOAS VINDA A FESMA


GOVERNO DO ESTADO DÁ BOAS-VINDAS A SELETIVADOS DA FESMA


O Governo do Estado do Maranhão segue ampliando o número de profissionais que atuam no atendimento voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e combate a situações de risco epidemiológico nos 30 municípios que integram o plano de ações “Mais IDH”. Na manhã desta segunda-feira (2), no auditório Almere Office, no prédio da Vilgilância Estadual, 54 novos seletivados foram recebidos pelo presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Vanderley Ramos, e também pelo secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco.

Os seletivados foram recepcionados ainda pela coordenadora da Fesma (Força Estadual de Saúde), Waldeíse Pereira; pelo secretário-adjunto de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Marcelo Rosa; pelo secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, e por Ana Lúcia Nunes, assessora especial de Políticas Públicas.

O presidente da EMSERH, Vanderley Ramos, ressaltou a importância dos novos profissionais e destacou o momento ímpar, o qual traduz a recomposição do quadro da saúde no Estado. “Sabemos que esses novos profissionais terão a missão de atender pessoas que jamais receberam assistência médica do sistema de saúde. Isto, sem dúvida, é louvável”, frisou.

Empenho – Os representantes do Governo do Estado foram unânimes ao destacar o empenho contínuo do governo em relação às comunidades menos assistidas. “A ampliação tem o objetivo de oferecer um atendimento qualificado no que diz respeito à atenção básica. Nós precisamos fortalecer essa estrutura assistencial e o trabalho desses profissionais só engrandece esse projeto”, destacou Marcos Pacheco.

“A chegada de uma nova equipe multidisciplinar para atuar na assistência à saúde é louvável e merece empenho maior de todos”, completou a coordenadora da Fesma, Waldeíse Pereira.

Os novos profissionais juntam-se aos mais de 100 especialistas na área de saúde das equipes multiprofissionais, que atuam com foco na diminuição da mortalidade infantil, da mortalidade materna, diabetes, hipertensão, saúde das populações indígenas e grupos com maior vulnerabilidade nos 30 municípios com menor IDH do Maranhão. Dados – O Programa Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) foi criado em 2015 e, de lá para cá, as equipes alcançaram importantes resultados: 795. 890 atendimentos, com foco nos grupos prioritários; elaboração, em parceria com os municípios, de 150 planos de intervenção; implantação de 28 “Farmácias Viva” e construção de três hortos; 11.467 consultas oftalmológicas com oferta de óculos para os alfabetizandos do programa “Sim, eu posso”, em 15 municípios com menor IDH; participação em 56 atividades de mobilização assistencial (Caravana de Todos, Dia D Mais IDH e mutirões); adoção da metodologia da planificação da atenção primária nos 30 municípios do Mais IDH.

Além dos atendimentos aos grupos prioritários, os profissionais também realizam atividades de apoio à gestão, de modo a repassar o método de trabalho utilizado, para que as ações continuem mesmo após a saída das equipes desses municípios.

Novos – Profissionais que integrarão o novo quadro da FESMA agradeceram pela oportunidade de trabalho. A médica Nayara Karolina Silva contou que está ansiosa e que será uma grande experiência. “Vamos com o compromisso de oferecer o melhor na assistência básica às comunidades menos favorecidas”, disse a médica.

Leonardo Carvalho Gomes, terapeuta ocupacional, disse que figurar na nova equipe é um ganho para sua carreira profissional. “Já tenho experiência em trabalhos com comunidades e espero somar com o meu trabalho e empenho”, ressaltou.

 

Fique sabendo

A Força Estadual de Saúde (Fesma) atua nos municípios de Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Araioses, Arame, Belágua, Brejo de Areia, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Itaipava do Grajaú.

A Fesma também trabalha nas cidades de Jenipapo dos Vieiras, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, Primeira Cruz, Santa Filomena do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João do Carú, São João do Sóter, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Satubinha e Serrano do Maranhão. Todos os municípios integram o grupo contemplado pelo plano “Mais IDH”, que define o ranking dos 30 municípios de pior IDH do Estado.

Na próxima sexta-feira, 6, serão divulgados, por meio do site da EMSERH, os locais de lotação, nos respectivos municípios, onde os novos profissionais irão atuar.

FONTE: Núcleo de Comunicação e Marketing EMSERH

 DestaquesNotícias EMSERH

SELEÇÃO BRASILEIRA


Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Eleito melhor do jogo, Neymar ironiza: "Falaram demais e foram para casa"

Após segundo gol no Mundial da Rússia, camisa 10 projeta sequência: "Não quero que seja a Copa do Neymar, quero que seja a Copa do Brasil"

Por GloboEsporte.com, Samara, Rússia

Neymar fala sobre equilíbrio do Brasil e comenta pancadas que levou em campo

Protagonista nos 2 a 0 diante do México, em Samara, Neymar marcou o primeiro da Seleção - o segundo dele na Copa do Mundo -, participou da jogada do gol de Roberto Firmino e foi escolhido, em votação da Fifa, como melhor jogador na vitória brasileira nas oitavas.

Na saída de campo, o camisa 10 falou pela primeira vez durante o Mundial e aproveitou para desabafar. Caçado em campo contra o México, Neymar mandou recado aos adversários que encerreram a participação na Rússia.

- (Excesso de faltas sofridas) isso é complicado, não é uma coisa que cabe a mim. Só sofro a dor. Tomei um pisão desleal, da minha parte acho que fora da jogada, fora do campo. Acho que não pode. Mas é isso, eles falaram demais antes da partida e foram embora para casa.

+++ Veja mais notícias da Seleção

Neymar reclamou muito de pisão de Layún (Foto: Michael Dalder/Reuters)

+++ Atuações do Brasil: Neymar comanda vitória, e ''Foguetinho'' Willian decola

Neymar também fez questão de dividir os holofotes com o restante da Seleção. Mesmo após o prêmio individual, o atacante destacou o jogo coletivo do grupo de Tite.

- Não quero que seja a Copa do Neymar, quero que seja a Copa do Brasil. O coletivo é mais importante. Fico feliz por fazer parte desse grupo. Certeza de que esse time pode chegar muito longe.

Neymar comemora o primeiro gol do Brasil (Foto: REUTERS/Dylan Martinez)

O Brasil aguarda a definição do adversário das quartas: Bélgica e Japão se enfrentam às 15h (de Brasília). A Seleção volta a campo na sexta, às 15h, na Arena Kazan.

Veja outros trechos da entrevista de Neymar:

O jogo

Parabenizar a equipe pelo jogo de hoje. O que fica são momentos da partida que temos que aprender a sofrer. Hoje demonstramos que sabemos um pouco (risos). Foi sofrido, muito difícil, sabemos da qualidade da outra equipe. Mas mais uma vez nossa equipe mostrou qualidade.

Pensou que Ochoa iria parar o Brasil de novo?

Ochoa é um grande goleiro, sabemos da qualidade dele. Parabenizo por uma grande partida, mas eu não desisto nunca, sou brasileiro. Foi um gol de vontade, percepção, de estar ligado na partida. Consegui empurrar a bola para dentro.

Neymar leva pisão fora de campo de Layún e árbitro ignora a agressão, aos 26' do 2ºT

A fama de jogador "cai cai" incomoda?

Eu acho que é para tentar minar do que qualquer outra coisa. Eu não ligo muito para críticas, às vezes nem mesmo para o elogio. Isso pode influenciar a cabeça do atleta. Esses últimos dois jogos eu não falei com a imprensa porque eu não queria polêmica, tem muita gente falando, uns se alteram, não sei se querem aparecer.

Eu só tenho que jogar futebol, ajudar minha equipe, eu vim para ganhar, não para outra coisa. Espero poder melhorar cada vez mais, sabia que precisaria de ritmo para voltar ao meu nível normal. Hoje já me sinto muito melhor, estou muito feliz pela partida de hoje, parabenizo toda a equipe pelo trabalho, esforço, estamos melhorando cada vez mais

Desempenho da defesa

Nossa equipe sempre veio de muitos jogos sem sofrer gols, pela qualidade que temos lá atrás, pelos zagueiros que temos. Ficamos felizes lá na frente, para fazer os gols.

Está 100%?

Quase lá!

Assista aos melhores momentos da vitória brasileira

Melhores momentos: Brasil 2 x 0 México pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo 2018

ACUSADO DE ASSALTAR BANCO EM IMPERATRIZ



Polícia

Preso no interior do Maranhão acusado de assalto a banco


  

A Polícia Militar do Maranhão por intermédio do 3°Batalhão no comando do Tenente Coronel Ilmar, realizou em Imperatriz a prisão de Mairton Diogo no Nascimento (51), pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, falsidade ideológica além de possuir um mandado de prisão em seu desfavor.

Após denúncia anônima que o acusado havia realizado um roubo na delegacia da cidade de Nova Rússia no estado do Ceará e que com ele se encontravam os objetos frutos do roubo em sua residência no bairro Vila Cafeteira, a equipe do GSA/SI iniciou levantamento e monitoramento do suspeito, foi quando durante rondas pelo bairro Nova Imperatriz, o veículo do suspeito foi abordado. Após os procedimento, Mairton apresentou documento de identidade falso.

A guarnição com sua permissão se deslocou até a sua residência onde foram encontradas 04 (quatro) armas de fogo e várias anotações de números telefônicos. Feita a pesquisa nos sistemas de banco de dados da polícia foi constatado que o acusado possui em seu desfavor mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de assalto a banco. O acusado foi entregue no Plantão Central de Polícia Civil, sem lesões corporais, para a tomada das devidas providências legais.



Fonte: ASCOM