25 janeiro 2020

professores da rede municipal de ensino de Carutapera no Maranhão vão ter reajuste salarial de 12,84%.

Prefeito do Maranhão anuncia reajuste de 12,84% para professores




Enquanto boa parte dos professores de diversos municípios brasileiros lutam por um aumento, os professores da rede municipal de ensino de Carutapera no Maranhão vão ter reajuste salarial de 12,84%.
Eles entraram em um seleto grupo dos poucos professores de municípios maranhenses que não precisarão brigar pelo reajuste no piso.
O anuncio foi feito pelo prefeito André dos Santos Dourado, na manhã desta sexta-feira (24), durante entrevista para a Rádio Litoral FM.

PM MATA ESPOSA E AMANTE AO PEGAR NO FLAGRA

PM flagra esposa com amante na própria residência e mata os dois em São Luís (MA)

Um Policial Militar matou a esposa e o amante a tiros neste sábado (24), na capital São Luís.
De acordo com as primeiras informações, ele teria chegado mais cedo do trabalho, ao entrar na sua residência flagrou a sua esposa com o amante e acabou matando os dois. O casal morava em no condomínio Pacífico 1, no bairro Vicente Fialho, em São Luís.
A esposa foi alvejada com pelo menos dois tiros e o amante com cerca de cinco disparos no rosto.
Após o duplo homicídio à polícia foi chamada, chegando ao local iniciou as negociações e o PM acabou se entregando e logo após encaminhado para Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP)



LENÇOIS MARENHENSES 4º MELHOR LUGAR DO MUNDO

Lençóis Maranhenses é o 4º melhor lugar do mundo para viajar em 2019


Uma eleição feita pelo jornal O Estado de S. Paulo com especialistas em turismo mostra que os Lençóis Maranhenses estão entre os 10 melhores destinos do mundo em 2019. Na lista, o Parque aparece na quarta posição.
Resultado de imagem para lençóis maranhenses    Resultado de imagem para lençóis maranhenses Resultado de imagem para lençóis maranhenses
O Peru ocupa o topo da lista, mas outros três destinos brasileiros aparecem na relação: Alter do Chão (8º lugar) e Ceará (10º).
É o sexto ano em que o jornal faz essa eleição. Foram 32 jurados para chegar aos 10 destinos mais recomendados para 2019.
Resultado de imagem para lençóis maranhensesResultado de imagem para lençóis maranhenses
Sobre os Lençóis, o Estadão conta que as melhorias feitas no acesso ao Parque impulsionaram o número de turistas no último ano.
“Com acesso mais fácil, também devem crescer os investimentos na infraestrutura hoteleira da região”, diz o texto.

Resultado de imagem para lençóis maranhensesResultado de imagem para lençóis maranhenses
Resultado de imagem para lençóis maranhenses
A eleição
O Estadão conta que, para chegar à lista final, fez “uma pesquisa de tendências nacionais e internacionais tendo como base fatores como novidades na aviação e hotelaria, inaugurações, variação cambial, segurança, grandes eventos prévios (caso da Rússia, que acabou ficando de fora da lista final) ou futuros (como a Olimpíada no Japão)”.
Os dez eleitos
1º Peru
2º Croácia
3º Porto
4º Lençóis Maranhenses
5º Japão
6º Islândia
7º Sudeste Asiático
8º Alter do Chão
9º Egito
10º Ceará

4 thoughts on “Lençóis Maranhenses é o 4º melhor lugar do mundo para viajar em 2019


CHUVA CAUSA 14 MORTOS EM BELO HORIZONTE

 Defesa Civil confirma 14 mortes na Grande BH por causa da chuva

Os dois corpos resgatados na Vila Bernadete são de dois homens da mesma família — Foto: Globocop
Ainda de acordo com a Defesa Civil, há sete feridos, 2.590 desalojados e 911 desabrigados.

00:00/04:46
Sobe para 14 o número de mortos na região metropolitana de BH por causa das fortes chuvas
Os dois corpos resgatados na Vila Bernadete são de dois homens da mesma família — Foto: Globocop
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais informou, neste sábado (25), que 14 pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingem o estado nos últimos dias.A informação foi dada à TV Globo pelo coronel Rodrigo Rodrigues.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, há sete feridos, 2.590 desalojados e 911 desabrigados.
Bombeiros procuram desaparecidos em Betim, na Grande BH  — Foto: Danilo Girundi/TV Globo
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edgar Estevo, afirmou que houve mortes em Belo Horizonte, Ibirité e Betim. Ele não detalhou, entretanto, o número de mortes por cidade. Ainda de acordo com o coronel, os óbitos ocorreram em deslizamentos de terra e soterramentos.

Bombeiros procuram desaparecidos em Betim, na Grande BH — Foto: Danilo Girundi/TV Globo
No total de 3.375 pessoas foram atingidas diretamente pela chuva. Trinta e seis municípios foram afetados em todas as regiões do estado, sendo a Leste e a Grande BH as mais prejudicadas.
Vila Bernadete, em Belo Horizonte, é castigada pela chuva — Foto: Reprodução/TV Globo

Vila Bernadete, em Belo Horizonte, é castigada pela chuva — Foto: Reprodução/TV Globo
Mais cedo, a sala de imprensa do Corpo de Bombeiros disse que duas pessoas morreram em um soterramento na Vila Bernadete, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. Nesta sexta-feira (24), a corporação também registrou outras três mortes por causa da chuva em Ibirité, na Região Metropolitana, onde as buscas seguem por uma mulher.
Segundo os bombeiros, nesta manhã, as buscas também continuam na Vila Bernadete. Ainda não foi divulgado o número total de desaparecidos no local. De acordo com os militares, moradores disseram que seis casas teriam desabado.
Os bombeiros também trabalham no bairro Jardim Alvorada, onde cinco pessoas são procuradas sob escombros. De acordo com o coordenador-adjunto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, tenente-coronel Flávio Godinho, informações preliminares dão conta de que são três crianças e dois adultos.
Em Ibirité, na Vila Ideal, parte da Rua São Domingos cedeu e atingiu duas casas. — Foto: Carlos Eduardo Alvim/TV Globo
Em Ibirité, na Vila Ideal, parte da Rua São Domingos cedeu e atingiu duas casas. — Foto: Carlos Eduardo Alvim/TV Globo
Neste sábado, além de Belo Horizonte e Ibirité, os bombeiros também estão mobilizados em ocorrências de desabamento e soterramento em Betim.
Uma delas é na Rua Londres, no bairro Duque de Caxias. O prefeito da cidade, Vittorio Medioli, afirmou na madrugada deste sábado (25) que quatro pessoas estão soterradas.
Os bombeiros também fazem buscas na Rua Campo Formoso, no bairro Jardim Terezópolis. Ainda não há informações sobre possíveis desparecidos neste local.
Em Juatuba, na Grande BH, a prefeitura informou que decretou situação de emergência por conta das chuvas. O prefeito da cidade, Antônio Adonis Pereira (Patriotas), disse que as regiões mais afetadas foram os bairros Ponte Nova e Cidade Nova 4.
Chuva também atinge Betim, na Grande BH — Foto: Danilo Girundi/TV Globo

Chuva também atinge Betim, na Grande BH — Foto: Danilo Girundi/TV Globo
Recorde de chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou que Belo Horizonte teve o dia mais chuvoso da história da cidade, desde o início da medição climatológica há 110 anos. Em 24 horas, o acumulado de chuva chegou a 171,8 milímetros em Belo Horizonte.
Desde quinta-feira (23), a chuva atinge a Grande BH. Nesta sexta-feira na capital, desde a madrugada, os transtornos são inúmeros: córregos e ribeirões transbordaram, vias tiveram que ser interditadas e áreas foram atingidas por deslizamentos de terra. Durante a noite, mais uma vez houve chuva forte, trazendo novos problemas na cidade.
Na Região Metropolitana, a chuva castigou municípios como Betim, Contagem, Raposos e Ibirité.
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte, neste sábado (25), a previsão meteorológica indica que o dia será de céu encoberto com chuvas a qualquer hora do dia e o acumulado pluviométrico deve ser abaixo de 50 mm. A mínima foi de 18°C, a máxima estimada é de 23°C e a umidade relativa mínima em torno de 85% à tarde

COMO DESCOBERTA A NOVA SERRA PELA EM PONTE LACERDA 2018

O Domingo Espetacular viajou a Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, para conhecer a jazida de ouro da Serra da Borda, o garimpo que tem atraído milhares de pessoas, garimpeiros profissionais ou não, que se lançam em busca da riqueza.

Assista à reportagem exibida neste domingo
 


Homens e mulheres sobem aos montes pelas serras da Borda e Santa Bárbara em busca de algum pontinho que brilhe em meio a terra. Ali, o que reluz realmente é ouro. Atraídos pelo o que estão chamando de "nova Serra Pelada", milhares de forasteiros chegam todos os dias à cidade de Pontes e Lacerda, em Mato Grosso.
Resultado de imagem para Pontes e Lacerda, no Mato Grosso NOVA SERRA PELADA

Com cerca de 40 mil habitantes, o município, que fica na divisa com a Bolívia, surgiu da garimpagem. "Até na cidade dá pra achar ouro, mas como fazia tempo que não achavam nada, a população foi desenvolvendo outras formas de ganhar dinheiro", explica Gilmar Souza, assessor da prefeitura. Agora, quase 3 mil pessoas já estão em Pontes e Lacerda atrás da sorte.

Resultado de imagem para Pontes e Lacerda, no Mato Grosso NOVA SERRA PELADAA "corrida do ouro" começou há cerca de um mês, quando um homem encontrou uma pepita de ouro de 20 kg, como conta a história que tem circulado pelo WhatsApp. "Dizem que ele andava de biz velha, agora tem uma caminhonete", conta Houston Santos, morador de Aragarças, em Goiás, na divisa com Mato Grosso.
Os "aventureiros", como os moradores têm chamado quem está se instalando no garimpo, vêm de diversos Estados, como Bahia, Pará e Rondônia. Santos resolveu não se aventurar no garimpo, mas desde então tem recebido mensagens com fotos e relatos. "Um homem já teria tomado facada por causa de uma pedra de 5 kg e tem pontos de prostituição no entorno", conta. Nas fotos, as lonas e cabanas feitas ao pé da serra se espalham e é fácil perder a conta de quantas sejam.
Resultado de imagem para Pontes e Lacerda, no Mato Grosso NOVA SERRA PELADAA prefeitura nega que tenham acontecido casos de violência e que haja prostituição, mas afirma que não pode agir. "A serra fica em uma APP (Área de Proteção Ambiental), mas as pessoas entram por fazendas particulares. Um deles já colocou porteira para barrar o acesso. Outros cobram estacionamento, e a pessoa sobe mais 600 metros", diz o assessor.
Em entrevistas a jornais locais, o prefeito Donizete Barbosa (PSDB) diz que o maior problema na cidade tem sido para os empresários. Apesar de ter aquecido o comércio, a descoberta das jazidas tem levado muitos funcionários a abandonarem seus postos de trabalho. "É bom que tem dinheiro girando, mas os funcionários estão em falta", relata um comerciante.
Resultado de imagem para Pontes e Lacerda, no Mato Grosso NOVA SERRA PELADANas lojas, faltam pás e picaretas, as concessionárias trocam carros pelas pedrinhas brilhantes, e os hotéis estão cheios de novos hóspedes. De acordo com os relatos, mesmo quem não é garimpeiro tem conseguido ganhar de R$ 700 a R$ 800 por dia apenas com o que sobra depois que os "profissionais" encontram pepitas maiores com a ajuda de detectores de metal. O grama do ouro é vendido entre R$ 100 e R$ 120 em Pontes e Lacerda.
Resultado de imagem para Mato Grosso ajuizou uma ação civil pública na Justiça Federal pedindo o fechamento do garimpo ilegal

Ação


Na tarde de terça-feira (13/10) o Ministério Público de Mato Grosso ajuizou uma ação civil pública na Justiça Federal pedindo o fechamento do garimpo ilegal e a retirada das pessoas que estão na região. De acordo com o MP-MT, a exploração da área é ilegal, pois não há autorização ou licença para lavra emitida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral. A decisão está prevista para esta sexta-feira (16/10).
O governo do Estado também anunciou que está formulando um plano de ação com relação à exploração do novo garimpo. Uma vistoria técnica vai ser feita por servidores das superintendências de Licenciamento Ambiental e de Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Segundo a emissora de rádio estadual, informações obtidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico apontam que a Mineradora Santa Elina requereu autorização, em 1991, para realizar pesquisa na região, mas ainda não obteve licença.


BELE VISTA DO MARANHÃO TEM NOVO PREFEITO ELEITO EM 20120


Agora Santa Inês - Augusto Filho já comanda a administração de Bela Vista depois de empossado segunda-feira  (20)AUGUSTO FILHO JÁ COMANDA A ADMINISTRAÇÃO DE BELA VISTA DEPOIS DE EMPOSSADO SEGUNDA-FEIRA (20)

Augusto Filho eleito com 3639 no último dia 12 no município de Bela Vista do Maranhão, localizado a cerca de 13 km de Santa Inês, foi diplomado e empossado na última segunda-feira no cargo, juntamente com o seu vice Josiel Roseno. Ele, ele que tinha até o dia 30 de janeiro para fazer isso, deve ficar no cargo até o dia 31 de dezembro deste ano de 2020, pois sua eleição foi suplementar, para cumprir um mandato “tampão” deixado pelo prefeito cassado Orias Oliveira, que não obteve êxito com seu candidato Danielzinho no pleito deste mês.

Augusto Filho de 31 anos, é filho do ex-prefeito de Bela Vista por dois mandatos, Augusto Veloso, e vem portanto, de uma família de políticos, sendo que tanto seu avô, quanto ao menos dois de seus tios já percorreram os caminhos de prefeito Pio XII (35 km de Santa Inês) e deputado estadual, neste caso o saudoso Pedro Veloso.
DIPLOMAÇÃO E POSSE
José Augusto Sousa Veloso Filho, nascido na cidade de Bacabal-MA,  foi diplomado na
Comarca de Santa Inês pelo Juiz Eleitoral, Dr. João Vinícius Aguiar dos Santos. Em Bela Vista recebeu a faixa da vereadora Ione de Jesus que ficou responsável pela ação por ser a parlamentar mais experiente do município.
NOVA ELEIÇÃO
É bom lembrar que no dia 4 de outubro vindouro, haverá em todo o país eleição para prefeitos e vereadores, incluindo em Bela Vista, e caso Augusto Filho pretenda ficar mais alguns anos no cargo, terá que passar por um novo embate eleitoral contra seus principais adversários, que depois da surra do dia 12, devem estar montando novas estratégias para enfrentar pela terceira vez o jovem político, que apesar da pouca idade já tem bastante maturidade na lida política. (Da Editoria de Política do Agora)