17 abril 2018

Revira e Volta na morte do médico Mariano



POLÍTICA

Mariano em carta de despedida sobre carta-denúncia: “Foi boa porque expôs a verdade…”


Médico foi encontrado morto em Teresina, no Piauí. Em documento, ele confirma autoria de manuscrito que cita nomes de autoridades e detalha funcionamento de esquema 


PUBLICADO POR

YURI ALMEIDA

A carta de despedida do médico Mariano de Castro Silva, encontrado morto em Teresina, no Piauí, e compartilhada com a Polícia Federal, traz trechos em que ele confirma a autoria de um outro manuscrito, onde detalha como funcionava o esquema de desvio multimilionário de dinheiro público desbaratado pela força-tarefa da Sermão aos Peixes, e cita nomes de diversos políticos, empresários e servidores públicos, que supostamente teriam envolvimento com a organização criminosa.

O ATUAL7 teve acesso ao documento, com exclusividade.

Nele, em sua maior parte de cunho familiar, Mariano diz num dos trechos que, durante o período em que esteve preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, entregou a carta-denúncia a um advogado identificado apenas como Zé Carlos, e que este teria vendido a missiva para um blog ou teria mandado alguém vender. “Lá conto tudo”, revela, dizendo que, por conta da delação que fez na carta-denúncia, ele estaria mais prejudicado ainda em sua própria situação, e que não queria mais “dar trabalho” aos seus familiares.

Ainda na carta de despedida, o médico diz se sentir aliviado com o que fez, isto é, ter colocado no manuscrito, divulgado pelo Blog do Neto Ferreira, sobre como entrou na Secretaria de Estado da Saúde (SES), como os cofres públicos eram assaltados pela orcrim, e quem eram as pessoas e empresas que supostamente participavam e lucravam com o esquema. “Foi boa a carta porque expôs a verdade... E mostra o quanto sofri fazendo o que era errado (...) espero que Deus perdoe os meus pecados”, atenua Mariano.

Ex-assessor técnico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Maranhão, Mariano Silva foi preso pela Polícia Federal em novembro do ano passado, durante a deflagração da Operação Pegadores, considerada a quinta fase da Sermão aos Peixes. A passagem por Pedrinhas também foi registrada na carta de despedida: “Não vou voltar para aquele lugar”, diz ele.

De acordo com os investigadores, ele seria o operador do esquema que teria desviado mais de R$ 18 milhões nos primeiro meses do atual governo.

Contra a delação premiada

Por conta da defesa do médico haver sido feita conjuntamente pelo advogado Jorge Arturo e o escritório Rigueira, Amorim, Caribé, Caúla & Leitão – Advocacia Criminal, parte da imprensa publicou que Arturo teria sido o responsável pelo vazamento da carta-denúncia.

Contudo, além do próprio Mariano Silva informar na carta de despedida que o vazamento foi feito por outro advogado, em contato por telefone com o ATUAL7, Arturo disse ser contra o instituto da delação premiada, e lembrou que Mariano estava prestes a ter um habeas corpus julgado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), inclusive já com manifestação favorável por parte do Ministério Público Federal (MPF), pela retirada das medidas cautelares de prisão domiciliar.

“Não sabíamos da existência desta carta denúncia específica, a que foi vazada, mas querer usá-la para desvirtuar a verdade é algo menosprezível. Em nosso escritório, as armas são as técnicas jurídicas e não o jogo vil da política! Ademais, por que iríamos querer delação de Mariano se este estava prestes a ser solto com manifestação do próprio MPF? Cabe agora a Polícia Federal investigar a veracidade da carta denúncia vazada, bem como seu teor. A Polícia Federal é para mim uma das instituições de maior credibilidade deste país. Desta forma, confio no trabalho dela e, com certeza, em breve, veremos o resultado desse trabalho!”, declarou Jorge Arturo.

A mesma manifestação, de ser contra a delação premiada e de que Mariano estaria prestes a ter revogada as medidas cautelares, também foi, em nota à imprensa, pelo escritório Rigueira, Amorim, Caribé, Caúla & Leitão – Advocacia Criminal.

“O processo estava pronto para julgamento e contava com parecer favorável do Ministério Público Federal, no sentido de revogar a domiciliar, para que ele pudesse trabalhar e sustentar sua família”, informou o escritório, num dos trechos da nota.

Em suas manifestações, o advogado Jorge Arturo e o escritório Rigueira, Amorim, Caribé, Caúla & Leitão – Advocacia Criminal demonstraram ainda que não conhecem o advogado Zé Carlos.

Governo defende médico, após ele ser encontrado morto

No período em que esteve preso em Pedrinhas, o Governo do Maranhão, por meio da SES, emitiu nota informando que o médico havia sido prontamente exonerado dos quadros da pasta, e que não teria mais qualquer ligação com o Palácio dos Leões.

Após a confirmação de sua morte, porém, numa nova nota, o governo se solidarizou com Mariano Silva e família, e insinuou que a prisão do médico pela PF teria sido arbitrária

Transportadoras de Medicamentos não obrigada até Farmacêutico

STF desobriga farmacêutico em Transportadoras


Indique para um amigo



Menos segurança na distribuição de medicamentos. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar para suspender a Lei 15.626/2014, que exige a presença de um farmacêutico em todas as transportadoras de insumos de farmácia. A decisão foi tomada no julgamento de uma ação direta de constitucionalidade impetrada pelo governador licenciado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que questionava norma aprovada pela Assembleia Legislativa por supostamente violar a competência da União.

A alegação é de que já existe atribuição à Anvisa para regular e fiscalizar o transporte de produtos farmacêuticos. As regras da agência impõem a presença de um profissional do setor apenas na fase final de comercialização dos remédios. Já durante a distribuição, é requerido um técnico com profissão formalizada em conselho de classe, mas sem uma formação específica.

O ministro ressaltou ainda que a lei estabeleceu atribuições aos órgãos estaduais de vigilância sanitária, mas sem a participação do Poder Executivo, o que teria criado um ônus desproporcional à liberdade de iniciativa das empresas de transporte.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Chuvas no Nordeste em 2018

Temporais deixam 11 municípios em situação de emergência no Maranhão

Rio Mearim, um dos principais do MA, está 5 metros acima do nível normal. No Ceará, a chuva também causou estragos.

16/04/2018 21h08 - Atualizado em 16/04/2018 21h09

Voltou a chover forte em São Luís. E por causa dos temporais das últimas semanas, a situação é de emergência em 11 municípios do Maranhãox.

O Rio Mearim, um dos principais do Maranhão, está cinco metros acima do nível normal. Em Trizidela do Vale e Pedreiras, as cidades mais atingidas pela cheia, cerca de 320 famílias deixaram as casas.

A Defesa Civil e o Exército montaram tendas e improvisaram barracas. Em Bacabal, os ginásios estão lotados e até os vestiários estão sendo usados.

Na capital, São Luís, choveu forte por três horas nesta segunda-feira (16). As principais avenidas ficaram alagadas, como a Litorânea, na beira da praia. Bombeiros tiveram de ajudar motoristas que ficaram ilhados em vários pontos da cidade.

Um homem teve que abandonar o carro. A água também invadiu lojas e alagou a garagem de uma concessionária. Condomínios também foram atingidos. A chuva foi tão forte que o terreno que fica nos fundos de um condomínio encheu de água e o muro não resistiu e cedeu. A  correnteza invadiu uma casa e alagou a área de lazer e a piscina. Dentro da casa, mais estragos. A enxurrada quebrou a cortina de vidro e invadiu todos os cômodos. Os móveis foram arrastados e ficaram revirados. Não sobrou nada.

O estudante Victor Belém estava com os dois irmãos e os pais na casa: “Na hora, parecia que a casa estava caindo mesmo. Eu só peguei e botei a toalha, sai correndo e quando cheguei tinha água até a cintura”.

O Centro de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão prevê mais chuva nos próximos meses.

“Nós teremos até o final do período chuvoso, que deve se estender até meados de junho e início de julho, teremos mais eventos desse tipo, como o ocorrido aqui na capital”, destaca Gunther Reschke, meteorologista/UEMA.

No Cearáx, a chuva também causou estragos. Entre domingo (15) e a segunda (16) choveu em pelo menos 84 cidades. Em Fortaleza, ruas ficaram alagadas.  Só nesta primeira metade de abril já choveu mais do que todo o mês de março, que costuma ser o mês mais chuvoso do ano