05 setembro 2019

BLITZ CONTRA O SARAMPO EM SÃO ROBERTO

Nesta Manhã a Secretaria Municipal de Saúde através da atenção Básica, Estrategia Saúde da Família, NASF, Força Estadual de Saúde e Núcleo Municipal de educação em Saúde e setor de Vigilância  Epidemiologica em parceria com a Vigilância Sanitária.


      
Sarampo é uma doença causada por vírus que pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio de secreções eliminadas quando o doente fala ou tosse, por exemplo. Essa doença pode desencadear complicações graves, e, portanto, é fundamental a vacinação, sendo esta a única forma de prevenção.

Agente causador do sarampo

O sarampo, como dito, é uma doença causada por um vírus. Nesse caso, trata-se de um vírus de RNA que pertence ao gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. O ser humano é o único reservatório conhecido desse vírus.
Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea explode. Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.
O sarampo é uma doença grave capaz de evoluir para complicações que podem até mesmo levar à morte. Dentre as complicações, podemos citar a pneumonia e a encefalite. Vale destacar que essas podem também deixar sequelas, como surdez, redução da capacidade mental, cegueira e retardo no crescimento. Não podemos esquecer-nos de que a doença pode matar tanto adultos quanto crianças, sendo essa uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos.

Tratamento do sarampo

O sarampo é uma doença que não possui um tratamento específico, ou seja, não há medicamentos que visam curá-lo. Os medicamentos utilizados nos pacientes com a doença visam apenas controlar os sintomas ou tratar uma complicação.
Vale destacar que, apesar de não haver medicamento específico, a Organização Mundial de Saúde recomenda que crianças que apresentam a doença recebam doses de vitamina A. Essa administração possui como principal objetivo evitar que quadros graves desenvolvam-se nelas.

vejas a fala do agente de saúde
Agente de Saúde  Albenir 


Agente de Saúde  Laydia



Enfermeira Gabriela