11 abril 2018

CÂNCER DE COLORRETAL CRESCE

SAÚDE
Câncer colorretal é cada vez mais frequente em jovens
Obesidade e sedentarismo são algumas das razões pelas quais 30% dos diagnósticos são em quem tem menos de 55 anos
Reprodução
Sangue nas fezes, alterações dos hábitos intestinais, desconformo abdominal, perda de apetite e diarreia. Esses são alguns dos sinais apresentados por um dos tipos de câncer mais preveníveis, curáveis e letais, o colorretal. A doença atinge mais de 36 mil pessoas no Brasil anualmente, de acordo com as estimativas do Inca para 2018 – é o segundo mais frequente em mulheres e o terceiro, em homens. Seu rastreamento é indicado a partir dos 50 anos (OMS), mas segundo estudo da Sociedade Americana de Câncer, dobrou o número de casos em jovens adultos.
Obesidade e sedentarismo são algumas das razões pelas quais 30% dos diagnósticos são em quem tem menos de 55 anos. Assim, o documento divulgado pela Sociedade Americana conclui que indivíduos nascidos em 1990 têm quatro vezes mais chance de desenvolver câncer de reto e o dobro de chance de ter o de intestino, se comparado com alguém nascido na década de 1950.
Os fatores de risco em jovens estão ligados justamente ao estilo de vida, como indica outro estudo, publicado no British Medical Journal. Segundo ele, a cada 5kg/m2 ganhos no índice de massa corporal (IMC), aumenta 9% o risco de desenvolver câncer colorretal em homens.
O Dr. Tomazo Franzini, diretor da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), esclarece que a obesidade está ligada a diversos tumores, especialmente aos que acometem o aparelho digestivo. “Contudo, ela não é a causa em si, mas a consequência de uma série de maus hábitos, de estilo de vida e alimentares”.
O especialista ressalta a necessidade de campanhas educacionais sobre a neoplasia. “Precisamos conscientizar a população – e os próprios médicos – a respeito desse aumento. Em jovens, o diagnóstico costuma ser tardio justamente por falta de informação: sem saber os sintomas e a possibilidade de desenvolver a patologia, tardam a procurar um especialista e, logo, a obterem o diagnóstico e iniciar o tratamento”, analisa.
Abrangendo tumores que agridem o cólon e o reto, segmentos do intestino grosso, o câncer colorretal é identificado pela colonoscopia, exame que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal. O procedimento é a principal ferramenta para rastrear a neoplasia, uma vez que pode identificar lesões pré-oncológicas, conhecidas como pólipos, e removê-las durante o próprio procedimento. Ou seja, é capaz de prevenir, diagnosticar e tratar o câncer.
“A colonoscopia é fundamental no enfrentamento do avanço dos casos da doença, por isso, precisamos desmitifica–lo e ampliar o acesso à informação sobre a doença e suas formas de prevenção. Os sinais são sutis e podem ser confundidos com outras doenças, por isso um especialista deve ser procurado sempre que houver quaisquer suspeitas de problemas no aparelho digestivo”, conclui.

Eduarda Brasil é pela população em no Estado de Paraiba

“A minha ficha que eu tinha vencido o programa só caiu quando encontrei minha família toda. Meu avô, irmã. Foi muita emoção junta. Foi só ali que eu comecei a acreditar."

Eduarda Brasil desfila em carro aberto nas cidades de Cajazeiras e São José de Piranhas (Foto: Marconi Cruz)
Eduarda ainda desfilou em carro aberto pelas cidades de Cajazeiras e São José de Piranhas, esbanjando simpatia e alegria pelo reconhecimento do público.
“Tinha crianças, idosos, gente de toda a idade me passando muita energia, muito calor, muita coisa boa. Foi incrível."

Eduarda Brasil é recebida por fãs em aeroporto de Cajazeiras, na Paraíba (Foto: Marconi Cruz)
E sobre as novidades? Ela ainda revela que a procura por shows cresceu bastante e que deve aumentar ainda mais com a proximidade do mês de junho, quando tradicionalmente já se apresentava nas festas de São João do interior pernambucano.
A vencedora ainda se diz bem ansiosa com a recepção dos amigos e conta que ao passar pelo portão de sua escola, chegou a ver muitos cartazes e recebeu flores: "Estou na expectativa”. Confira mais fotos dessa recepção inesquecível!
Público toma conta das ruas para receber Eduarda Brasil, campeã do 'The Voice Kids' (Foto: Marconi Cruz)
Público cerca carro em recepção calorosa a chegada de Eduarda Brasil na Paraíba (Foto: Marconi Cruz)
Eduarda Brasil se apresenta diante de milhares de fãs na Paraíba (Foto: Marconi Cruz)
Mar de fãs recepciona Eduarda Brasil, campeã da terceira temporada do 'The Voice Kids' (Foto: Marconi Cruz)
Eduarda Brasil canta para milhares de fãs em retorno a Paraíba (Foto: Marconi Cruz

Fámarcia ágora poderan administra Vicinas


Grande varejo inicia capacitação sobre vacina 


Indique para um amigo



Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) iniciou nesta segunda-feira, dia 9 de abril, um programa de qualificação sobre imunização e administração de vacinas para mais de 90 coordenadores farmacêuticos das empresas associadas. Com patrocínio da Sanofi Pasteur Indrel Scientific, e apoio do CRF-SP e da BD, o curso conta com 80 horas de atividades presenciais e online. As aulas seguem até o dia 13 de abril em São Paulo.

O programa representa mais uma etapa do projeto de Assistência Farmacêutica Avançada lançado pela entidade em 2015, que visa a transformar as farmácias e drogarias brasileiras em centros de referência em orientação clínica. “Trata-se da primeira qualificação credenciada e reconhecida pelo Conselho Federal de Farmácia nesta modalidade de vacinas”, ressalta Sergio Mena Barreto, presidente-executivo da Abrafarma (foto, à direita). O conteúdo programático inclui temas como fundamentos de imunologia e imunização, calendário vacinal do adulto e do viajante, prática de aplicação de vacinas, refrigeração e rotinas do serviço farmacêutico entre outros assuntos.

Marcos Machado, presidente do CRF-SP (foto, à esquerda), valorizou a importância da iniciativa. “Foi uma luta conseguir que os serviços de vacinação fossem para dentro das farmácias. E para que essa realidade seja implementada, entidades como a Abrafarma têm a capacidade de capilarizá-los para o restante do país”, avalia o dirigente.

“Com a regulamentação da aplicação de vacinas em farmácias, a Anvisa propõe um marco regulatório que amplia substancialmente o acesso e pode mudar a face da saúde brasileira por muitas gerações. Desse modo, nosso país tira o atraso de mais de 17 anos em relação a países desenvolvidos”, finaliza Barreto.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico