19 março 2019

SEMANA NACIONAL DE COMBATE A TUBERCULOSE EM SÃO ROBERTO

  • Atividades marcam a semana em São Roberto com Palestras e rodas de Conversas na semana nacional da luta CONTRA A TUBERCULOSE.
  • Essa mobilização esta sendo motivadas pela equipe de educação em Saúde de São Roberto, nas Pessoas da Enfermeira Raurivane, Rosenilde e Marcia Santos Junto a equipe de Estrategia da Família (agentes de Saúde e Enfermeiras) força estadual de Saúde junto a secretaria de saúde municipal.




Em alusão à Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose, o Centro de Referência Centro de Saúde Nossa Senhora das Dores,  e diferentes instâncias da sociedade civil organizada a desenvolverem ações que possam dar visibilidade, mobilizar e incentivar o enfrentamento desse problema de saúde pública.
No dia 19 de março, uma ação em parceria com as secretaria municipal de saúde (SEMUS), sindicato dos trabalhadores rurais (sdttr) de São Roberto 

                        






O Maranhão avançou no combate à tuberculose e na ampliação da assistência à pacientes com a doença. Com o trabalho de capacitação de profissionais, monitoramento de casos e aquisição de equipamentos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem atuado para reduzir a incidência de novos casos e alertar a população para a importância de se diagnosticar, aderir e completar o tratamento.


      A tuberculose é a doença infecciosa mais mortal no mundo. A cada ano, cerca de 1,7 milhão de pessoas morrem, enquanto outros 9,6 milhões sofrem com a doença, principalmente em países em desenvolvimento.

A tuberculose (TB) é frequentemente vista como uma doença do passado. Mesmo se a taxa de mortalidade global tenha tido uma redução de 47% entre os anos de 1990 e 2015, ainda existem lacunas importantes na cobertura e deficiências graves quando se trata de diagnóstico e tratamento.

Além disso, o recente ressurgimento da doença e a proliferação de casos resistentes aos medicamentos utilizados comumente (tuberculose resistente TB-DR, tuberculose multirresistente TB-MDR e tuberculose ultra-resistente TB-XDR) fazem dela um grande problema na atualidade, estimando-se que quase 500 mil pessoas desenvolvem infecções resistentes a medicamentos a cada ano.





No Maranhão ano passado, 236 profissionais de saúde receberam capacitações e 62 municípios supervisão. “O papel do Estado é treinar e capacitar as equipes das Unidades Básicas de Saúde dos municípios, para que eles estejam aptos a fazer o diagnóstico, tratamento, vigilância de contato e monitoramento desses pacientes. Paralelo a isso, são necessários os exames para diagnóstico. O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão faz o recebimento dessas amostras”, explicou a chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Léa Márcia Melo da Costa.


  • Agente Etiológico

M. tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch (BK). O complexo M. tuberculosis é constituído de varias espécies: M. tuberculosisM. bovisM. africanum M. microti. Mycobacterium tuberculosis.

  • Reservatório

O reservatório principal é o homem. Em algumas regiões, o gado bovino doente. Em raras ocasiões, os primatas, aves e outros mamíferos O homem (principal) e o gado bovino doente (em algumas regiões especificas).

  • Modo de Transmissão

A Tuberculose e transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, através do ar. A fala, o espirro e, principalmente, a tosse de um doente de Tuberculose pulmonar bacilífera lança no ar gotículas, de tamanhos variados, contendo no seu interior o bacilo.

  • Período de Incubação

Após a infecção pelo M. tuberculosis, transcorrem, em media, 4 a 12 semanas para a detecção das lesões primarias. A maioria dos novos casos de doença pulmonar ocorre em torno de 12 meses apos a infecção inicial.

  • Período de Transmissibilidade

Enquanto o doente estiver eliminando bacilos e não houver iniciado o tratamento. Com o início do esquema terapêutico recomendado, a transmissão é reduzida, gradativamente, a níveis insignificantes, ao fim de poucos dias ou semanas. As crianças, com Tuberculose pulmonar, geralmente não são infectantes.

  • Complicações

Distúrbio ventilatório obstrutivo e/ou restritivo, infecções respiratórias de repetição, formação de bronquiectasias, hemoptise, atelectasias, empiemas.

  • Diagnóstico

São fundamentais os seguintes métodos.

  • Clínico

Baseado nos sintomas e história epidemiológica. Os casos suspeitos de Tuberculose em crianças e adolescentes devem ser encaminhados para a unidade de referência, para investigação e confirmação do diagnóstico. Apos definição do diagnóstico e estabelecido o tratamento, a criança devera voltar para acompanhamento na Unidade Básica de Saúde.








fonte: internet e aquivo pessoal