21 novembro 2018

cerimônia de premiação de um projeto de leitura Do ministério público

Texto por:
Carlos Batista

Na manhã desta quarta-feira, 21/11/2018, no Centro de Ensino Eleutério Rocha o Ministério Público do Maranhão na pessoa de nosso Promotor de Justiça, João Viana que tem sob sua jurisdição a Comarca de Igarapé Grande, cuja, Bernardo do Mearim está agregada e, de Maria José da comarca de realizou a Cerimônia de premiação dos estudantes que se destacaram no desenvolvimento de redações em duas modalidades, sendo elas: Ensino Fundamental (9º ano) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) por meio da execução do Projeto Ler, Escrever e Pensar - conscientizar para transformar.

Essa iniciativa nos levou a olharmos com mais intensidade para nossos valores éticos e morais diante de tantas situações que nos deparamos em meio à nossa família, nosso trabalho e na sociedade de modo a refletir sobre nossas atitudes diárias.

Desde o início deste desafio a nós proposto pelo MP nos engajamos em prol de um mesmo objetivo: A VITÓRIA. No entanto, não há e nem haverá vitória sem luta, sem esforço, sem dedicação, sem entusiasmo, sem cooperação, sem estímulo, sem força de vontade e, enfim e acima de tudo, sem  Deus. Ele é quem nos garante alcançar aquilo que buscamos tendo fé que Ele vai preparando tudo para o momento mais oportuno.

Nessa competição saudável entre estudantes e escolas o que ficou de mais precioso sem dúvidas foram as aprendizagens adquiridas ao longo deste ano. O Projeto Ler, Escrever e Pensar - conscientizar para transformar só nos fez ter mais amor pela profissão e de assumir sempre cada mais o nosso compromisso pelo ensino e aprendizagem.

Parabenizamos a todos os envolvidos nas atividades que foram realizadas nas escolas impulsionadas pela coordenação pedagógica, pela direção, pelos professores, alunos e seus respectivos pais ou responsáveis. Parabenizamos as escolas Caminho da Vida, Teixeira de Freitas e São Bernardo pelo belo trabalho desenvolvidos ao longo deste meses. Apesar de apenas uma escola ser campeão não significa que a mesma melhor que as demais, pois todas são campeãs por terem feito tudo o que estava ao seu alcance. Parabéns à escola São Bernardo pela conquista do 2º e 3º lugar. Parabéns às escolas Caminha da Vida e Teixeira de Freitas pelo trabalho desenvolvido. Parabéns a todos os alunos que participaram deste concurso de aprendizagens! Todos nós somos campeões!

Ter uma estudante campeã é motivo de festejar com imensa alegria com ela, com sua família, com os professores, com os outros estudantes e com a comunidade escolar essa inesperada vitória. Parabenizamos com muito orgulho todos os nossos alunos da escola Nossa Senhora de Fátima (Baixão do Moacir) em especial nossa aluna CAMPEÃ: MARCELA MORAIS SOARES (1º lugar em redação) e parabéns à equipe de professores, direção e coordenação pelo conquista de escola nota 10!

O nosso muito obrigado a Deus sempre e em primeiro lugar. Aos pais de nossos estudantes que muito contribuíram para que tivéssemos um bom desempenho nas atividades. Ao Ministério Público do Maranhão especificamente a Promotoria de Justiça de Igarapé Grande - MA. À Secretaria Municipal de Bernardo do Mearim.

Não somos os melhores, mas estamos no rumo certo.

Com alegria,

Carlos Batista
Coordenador
Pedagógico

Josilene Diretora Geral da Unid. Esc. Nossa  Srª. de Fátima

Professores:
Vanessa Moura, Raimundo Filho
Evelene Costa

Texto: Carlos Batista.

Parabens a todos os envolvidos👏👏👏👏🎖🥈🏅🥇🏆✌🏼

20 novembro 2018

POSSÍVEL COLISÃO MORO X BOLSONARO

© REUTERS/ Daniel Derevecki


Licença para matar e MST fora da lei: Bolsonaro e Moro podem entrar em rota de colisão?


Thales Schmidt

Já conhecido pela Operação Lava Jato, o agora futuro ministro Sergio Moro terá que se entender com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A Sputnik Brasil conversou com um sociólogo e um cientista político para analisar como serão os próximos dias de Moro em Brasília e como funcionará sua proposta de segurança pública.

Com 62.517 homicídios em 2016, o Brasil registra taxas de violência consideradas epidêmicas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E Bolsonaro foi identificado pela população como o presidenciável que saberá resolver esse quebra cabeça. Segundo pesquisa Datafolha publicada em 19 de outubro, 17% dos eleitores do ex-capitão do Exército o escolheram por conta de suas propostas para a segurança. 

O político do PSL fez campanha prometendo uma linha dura com a criminalidade. Em seu plano de governo, Bolsonaro defendeu o "excludente de ilicitude" para policiais, uma espécie de carta branca para matar. 

Resta saber o que Moro pensa sobre o assunto. 

© FOTO: DIVULGAÇÃO / TWITTER

Anti-PT, novo chanceler revela no Twitter 6 pontos da política externa na era Bolsonaro

Em entrevista já como futuro ministro da Justiça e da Segurança Pública, o ex-juiz da Lava Jato afirmou que o Código Penal brasileiro já "contempla situações de legítima defesa", mas é "demais" esperar que um policial seja alvo de tiros para reagir.

Já sobre a proposta do futuro presidente de criminalizar organizações sociais como o Movimento Sem Terra (MST), Moro disse não considerar a ideia "consistente", mas procurou relembrar que movimentos sociais não são imunes a lei. "Quando [as manifestações] envolvem lesão de direitos de terceiros, não se pode tratar os movimentos como inimputáveis", disse Moro em coletiva.

O sociólogo e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) José Cláudio Souza Alves acredita que Moro terá uma missão espinhosa pela frente. Estudioso da violência, Alves afirma que as propostas de Bolsonaro não terão sucesso em reduzir as mortes. 

O professor da UFRRJ ressalta que os homicídios no Brasil não são investigados e que já vivemos uma "política de confronto e de mortes". Ele defende que aumentar o investimento nessa lógica irá fortalecer os grupos criminosos:

"Se você tem mais confronto no tráfico, pequenas facções desaparecem e as grandes se fortalecem. E o preço da droga aumenta por conta dessa violência. Se você fala de milícia, a taxa de segurança vai aumentar para o comerciante, já que há mais violência, mortes e conflito."

© FOTO: AGÊNCIA BRASIL/VALTER CAMPANATO

Governo fecha os olhos para formação de bancada de milicianos

Alves acredita que Moro poderá usar sua "expressão" para trabalhar como uma espécie de ministro da Casa Civil e "enquadrar" o Congresso para ajudar Bolsonaro a aprovar suas pautas.

"Moro pode cumprir esse papel de enquadrar o Congresso e ter a aprovação com o chicote na mão. Ameaçar os congressistas com a possibilidade de investigação sobre cada um deles." O professor da UFRRJ diz que a posição de Moro lembra o papel de ministros da Justiça durante a ditadura, como Jarbas Passarinho. 

'Podem existir vários pontos de conflito'

Para o cientista político Alberto Carlos Almeida, o aparecimento de uma denúncia grave de corrupção no governo seria o maior desafio para a relação entre o presidente eleito e o antigo juiz da Lava Jato.

"Nesse caso, Moro estaria associado a um governo com esse tipo de denúncia. A aliança entre os dois é útil no primeiro para Bolsonaro, ele sinaliza para a opinião pública e seu eleitorado, que gosta do Moro. E essa utilidade, no caso do Moro, é mais no longo prazo, como degrau para se chegar no Supremo Tribunal (STF)."

Moro já afirmou em entrevista que ministros do futuro governo descobertos em casos de corrupção deverão ser afastados — e que ele próprio "provavelmente" participaria dessa decisão. "Eu não assumiria um papel de ministro da Justiça com risco de comprometer a minha biografia, o meu histórico", disse Moro ao Fantástico

© REUTERS/ ADRIANO MACHADO

Conheça os possíveis comandantes das Forças Armadas do governo Bolsonaro

Outro ponto que será chave na aliança, destaca Almeida, é o rumo do cenário da segurança pública. O cientista político diz que o futuro governo "tentará mostrar serviço, ainda que seja uma questão mais de marketing". Essa resposta, entretanto, não bastará caso a opinião pública não perceba uma melhora na segurança, diz Almeida. 

"O Bolsonaro chamou para o governo o problema da segurança pública, que era uma questão exclusiva da órbita dos governos estaduais, a gente não sabe como o eleitorado e a opinião pública irão reagir na medida em que forem acontecendo crimes, os crimes continuarão a acontecer. Se eles vão considerar que Bolsonaro passa a ser responsável ou não, a gente não sabe, estamos diante de uma novidade.

17 novembro 2018

CARLINHO NÃO É MAIS SECRETÁRIO DE CULTRA

Neste o Exe. Secretário de Curltura Carlos Augusto nos fez a seguintes declaração.....

Ontem entreguei a pasta da cultura pois é ruim trabalhar com pessoas que não te dão crédito e nem espaço pra vc desenvolver um bom trabalho, muita limitação e desorganização no governo.
Saí, e sei que vou passar um tempo um pouco aperriado mas tudo passa, estou retornando para o meu trabalho de ACS pois sou concursado o salário é pouco mas é um dinheiro  abençoado  pois são poucos os que tem a coragem de trocar um salário de 2.500 por um de 1014 mas eu já não aguentava mais tanta limitação no trabalho, na verdade essa gestão não dá autonomia pra nenhum secretário, quando era pra acontecer  algum evento  eu que estava como secretário de Cultura era o último a saber qual era banda que  ia tocar, as pessoas me perguntavam e não sabia  responder, dentre outras coisas que acontecia que eu não vou relatar, então isso é muito humilhante.
Quando eu recebi o cargo de secretário municipal de Cultura pensei que fosse pra trabalha e desenvolver um bom trabalho mas eles(as) não deixaram Me limitaram dimais eu não pensei que fosse somente pra assinar papel e recebê salário,cansei de ser secretário  marionete, boneco.Então entreguei e estou saindo de cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido, fiz o que pude fazer, fui até onde  deixaram.
Peço desculpas ao povo de são Roberto pelas falhas e desejo Boa sorte ao meu sucessor e a todos que fazem parte da gestão. Um forte abraço a todos. do ACS e LOCUTOR
CARLOS AUGUSTO ALVES CARVALHO

16 novembro 2018

Missa da Crisma em São Roberto 2018

crisma
substantivo de dois gêneros
  1. 1.
    RELIGIÃO
    sacramento em que se ratifica a graça do batismo; sacramento da confirmação.
  2. 2.
    POR METONÍMIARELIGIÃO
    óleo composto de azeite e bálsamo, consagrado pelo bispo e com o qual ele faz a unção na fronte do crismando [O crisma tb. serve em outros tipos de consagração, p.ex., de igrejas, de altares, de um cálice, da pia batismal, na extrema-unção etc
  3. Crismar significa fazer um acordo com Deus

    O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma, pertence, juntamente com o batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom [Espírito Santo]. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

    O que é a crisma?
    Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

    A Confirmação é o sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

    O significado da palavra Crisma

    Chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais: Crismação com o Santo Myron) por causa do rito essencial, que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo o consagra para ser utilizado no batismo, na confirmação, na ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).

    O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes. Tal efusão imprime, na alma, um carácter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina, une mais firmemente a Cristo e a Sua Igreja, revigora na alma os dons do Espírito Santo e dá uma força especial para testemunhar a fé cristã

    Acordo com Deus

    O YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica – afirma que ser Confirmado-Crismado significa fazer um acordo com Deus. O confirmado diz: “Sim, eu creio em Ti, meu Deus! Dá-me o Teu Espírito, para que eu te pertença totalmente, nunca me separe de Ti e te testemunhe com o corpo e com a alma, durante toda a minha vida, em obras e palavras, em bons e maus dias!”. E Deus diz: “Sim, Eu também creio em ti, Meu filho, e te darei o Meu Espírito e até a mim mesmo, pertencer-te-ei totalmente, nunca me separarei de ti, nesta e na vida eterna, estarei no teu corpo e na tua alma, nas tuas obras e nas tuas palavras mesmo que me esqueças, estarei sempre aqui, em bons e maus dias”.

    Quem pode receber o sacramento do Crisma?

    Pode e deve receber esse sacramento qualquer cristão católico que tenha recebido o sacramento do batismo e esteja em estado de graça, isto é, não ter cometido nenhum pecado mortal (pecado grave). Mediante um pecado grave, separamo-nos de Deus e só podemos nos reconciliar com Ele por meio do sacramento da Penitência-Confissão.

    O sacramento da Confirmação normalmente é presidido pelo bispo. Por razões pastorais, ele [bispo] pode incumbir determinado sacerdote de celebrá-lo. No rito litúrgico da Santa Missa do Crisma, o bispo dá ao crismando um suave sopro para que se lembre de que está se tornando um soldado de Cristo, a fim de perseverar com bravura na fidelidade ao Senhor.

    Portanto, esse belíssimo sacramento da Confirmação completa o batismo. Por meio dele, o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com Deus e, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor. Se preciso for, a dar a vida, uma vez que recebeu uma força especial para seguir Cristo até o fim de sua vida.

    Formação Canção Nova