19 março 2019

SEMANA NACIONAL DE COMBATE A TUBERCULOSE EM SÃO ROBERTO

  • Atividades marcam a semana em São Roberto com Palestras e rodas de Conversas na semana nacional da luta CONTRA A TUBERCULOSE.
  • Essa mobilização esta sendo motivadas pela equipe de educação em Saúde de São Roberto, nas Pessoas da Enfermeira Raurivane, Rosenilde e Marcia Santos Junto a equipe de Estrategia da Família (agentes de Saúde e Enfermeiras) força estadual de Saúde junto a secretaria de saúde municipal.




Em alusão à Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose, o Centro de Referência Centro de Saúde Nossa Senhora das Dores,  e diferentes instâncias da sociedade civil organizada a desenvolverem ações que possam dar visibilidade, mobilizar e incentivar o enfrentamento desse problema de saúde pública.
No dia 19 de março, uma ação em parceria com as secretaria municipal de saúde (SEMUS), sindicato dos trabalhadores rurais (sdttr) de São Roberto 

                        






O Maranhão avançou no combate à tuberculose e na ampliação da assistência à pacientes com a doença. Com o trabalho de capacitação de profissionais, monitoramento de casos e aquisição de equipamentos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem atuado para reduzir a incidência de novos casos e alertar a população para a importância de se diagnosticar, aderir e completar o tratamento.


      A tuberculose é a doença infecciosa mais mortal no mundo. A cada ano, cerca de 1,7 milhão de pessoas morrem, enquanto outros 9,6 milhões sofrem com a doença, principalmente em países em desenvolvimento.

A tuberculose (TB) é frequentemente vista como uma doença do passado. Mesmo se a taxa de mortalidade global tenha tido uma redução de 47% entre os anos de 1990 e 2015, ainda existem lacunas importantes na cobertura e deficiências graves quando se trata de diagnóstico e tratamento.

Além disso, o recente ressurgimento da doença e a proliferação de casos resistentes aos medicamentos utilizados comumente (tuberculose resistente TB-DR, tuberculose multirresistente TB-MDR e tuberculose ultra-resistente TB-XDR) fazem dela um grande problema na atualidade, estimando-se que quase 500 mil pessoas desenvolvem infecções resistentes a medicamentos a cada ano.





No Maranhão ano passado, 236 profissionais de saúde receberam capacitações e 62 municípios supervisão. “O papel do Estado é treinar e capacitar as equipes das Unidades Básicas de Saúde dos municípios, para que eles estejam aptos a fazer o diagnóstico, tratamento, vigilância de contato e monitoramento desses pacientes. Paralelo a isso, são necessários os exames para diagnóstico. O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão faz o recebimento dessas amostras”, explicou a chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Léa Márcia Melo da Costa.


  • Agente Etiológico

M. tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch (BK). O complexo M. tuberculosis é constituído de varias espécies: M. tuberculosisM. bovisM. africanum M. microti. Mycobacterium tuberculosis.

  • Reservatório

O reservatório principal é o homem. Em algumas regiões, o gado bovino doente. Em raras ocasiões, os primatas, aves e outros mamíferos O homem (principal) e o gado bovino doente (em algumas regiões especificas).

  • Modo de Transmissão

A Tuberculose e transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, através do ar. A fala, o espirro e, principalmente, a tosse de um doente de Tuberculose pulmonar bacilífera lança no ar gotículas, de tamanhos variados, contendo no seu interior o bacilo.

  • Período de Incubação

Após a infecção pelo M. tuberculosis, transcorrem, em media, 4 a 12 semanas para a detecção das lesões primarias. A maioria dos novos casos de doença pulmonar ocorre em torno de 12 meses apos a infecção inicial.

  • Período de Transmissibilidade

Enquanto o doente estiver eliminando bacilos e não houver iniciado o tratamento. Com o início do esquema terapêutico recomendado, a transmissão é reduzida, gradativamente, a níveis insignificantes, ao fim de poucos dias ou semanas. As crianças, com Tuberculose pulmonar, geralmente não são infectantes.

  • Complicações

Distúrbio ventilatório obstrutivo e/ou restritivo, infecções respiratórias de repetição, formação de bronquiectasias, hemoptise, atelectasias, empiemas.

  • Diagnóstico

São fundamentais os seguintes métodos.

  • Clínico

Baseado nos sintomas e história epidemiológica. Os casos suspeitos de Tuberculose em crianças e adolescentes devem ser encaminhados para a unidade de referência, para investigação e confirmação do diagnóstico. Apos definição do diagnóstico e estabelecido o tratamento, a criança devera voltar para acompanhamento na Unidade Básica de Saúde.








fonte: internet e aquivo pessoal 


17 março 2019

PASTORAL FAMILIAR DE SÃO ROBERTO RECEBE PASTORAL FAMILIAR DO SANTUÁRIO SÃO BENEDITO DE PEDREIRAS


Pastoral Familiar de São Roberto recebe a Pastoral Familiar do Santuário são Benedito de Pedreiras 

 

  • Neste domingo dia 17 de março de 2019. Este presente em Nossa Comunidade São João Batista, pró Paroquia o Grupo Pastoral Familiar do Santuário São Benedito de Pedreiras a pedido do Padre José Geraldo. Vinheiro e realizaram uma visita a Pastoral Familiar e as famílias de são Roberto, onde foi recebida pela os mesmo, na oportunidade foi oferecido um café como forma de boas-vindas aos visitantes e que antes do café foi feito oração e benção dos alimentos. Logo após o café saíram pelas Ruas de São Roberto orando e louvando o nome do Senhor Jesus e convidado o povo para missa que foi presidida pelo Padre José Geraldo de Pedreiras. 
VEJA OS VÍDEO ABAIXO 
    v
v
COORD. PAIZINHO veja o vídeo  

café da manhã


saída para caminhada

RUA 10 DE NOVEMBRO EM SÃO ROBERTO















Logo após um grupo teve uma importante missão de visitar dezenas de família pelas ruas de são Roberto onde cada grupo tinha uma oportunidade de conhecer a família são robertense levando alimento principal a PALAVRAS DE DEUS anunciada com amor e carinho. Logo a pois a visita se reuniram no são paroquial para conclusão da missão e fizero a foto oficial de todo grupo, e saíram para uma almoço no restaurante da dona Gorete na rua 7 de setembro em são roberto em partiram para seus lares guiado por Deus. Amém.