Na última quarta feira 22 de janeiro de 2020, a Secretária de Saúde de São Roberto através do Secretario Pedro, realizar a Primeira roda de conversa sobre o tema Saúde Mental e Saúde Emocional com a Psicologa Jaqueline.
Psicóloga Jaqueline
A Campanha Janeiro Branco segue sua missão em todos os estados brasileiros e, ano após ano, contribui para a construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade!
Agora, como desdobramento natural desse processo, nasceu o Instituto Janeiro Branco para desenvolver parcerias em Saúde Mental que demandem estruturas jurídicas, estatutárias e financeiras para a implementação de projetos sociais desenvolvidos por psicólogos e psicólogas em cada cidade onde o Janeiro Branco se faz — ou se fará — presente.
Parcerias com prefeituras, empresas, ONGs e demais instituições necessitam de estruturas jurídicas e burocráticas que o Instituto Janeiro Branco agora terá condições de oferecer a quem quiser somar com a Campanha em prol de um mundo mais saudável e mais consciente em relação a tudo o que diz respeito aos universos da Saúde Mental!
O Instituto Janeiro Branco, fundado em Uberlândia(MG), nasceu totalmente inspirado no bem sucedido Instituto Ayrton Senna e buscará fazer pela Saúde Mental brasileira o que o Instituto Ayrton Senna se esforça em fazer pela Educação do nosso país.
Secretario de Saúde de São Roberto Pedro
Nesse sentido, o Instituto Janeiro Branco poderá vir a criar Clínicas Sociais Solidárias pelo país, Fóruns e Congressos sobre Saúde Mental, Programas de Saúde Mental para instituições públicas e privadas como escolas e empresas, Cursos de Capacitação para profissionais da Saúde Mental, Faculdades de Psicologia com compromisso social, Editora de Livros para profissionais da Saúde Mental, Clubes de Vantagens para psicólogos e psicólogas do Brasil e do mundo, Encubadoras de Startups sobre Saúde Mental, Linhas de Crédito para projetos em Saúde Mental etc.
No vídeo abaixo, mostramos o primeiro depósito realizado na recém aberta conta bancária do Instituto Janeiro Branco — depósito proporcionado por uma contribuição coletiva dos psicólogos e psicólogas do Brasil que participaram do evento Psicologia Sem Fronteiras 2019, realizado em São Paulo(SP) nos dias 28 e 29 de junho.
Agora, o céu é o limite e a Campanha Janeiro Branco, a maior Campanha do mundo em prol de uma cultura da Saúde Mental na humanidade, contará com um organismo jurídico-financeiro para ir mais longe ainda e continuar ajudando as pessoas de todos os lugares, todos os tempos e todas as condições a compreenderem que QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA!
Saúde mental: o que é, doenças, tratamentos e direitos
Abrange a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo etc, e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.
O acolhimento dessas pessoas e seus familiares é uma estratégia de atenção fundamental para a identificação das necessidades assistenciais, alívio do sofrimento e planejamento de intervenções medicamentosas e terapêuticas, se e quando necessárias, conforme cada caso. Os indivíduos em situações de crise podem ser atendidos em qualquer serviço da Rede de Atenção Psicossocial, formada por várias unidades com finalidades distintas, de forma integral e gratuita, pela rede pública de saúde.
Além das ações assistenciais, o Ministério da Saúde também atua ativamente na prevenção de problemas relacionados a saúde mental e dependência química, implementando, por exemplo, iniciativas para prevenção do suicídio, por meio de convênio firmado com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que permitiu a ligação gratuita em todo o país.
VEJA AS IMAGENS DO ENCONTRO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário