08 dezembro 2018

CAPITAL SÃO LUIS É PROLIFERADA POR CARAMUJOS AFRICANOS


Caramujos africanos se proliferam em bairros de São Luís

De acordo com especialistas, esse tipo de caramujo é hospedeiro potencial de parasitas e pode transmitir doenças.
Por G1 MA — São Luís

Uma proliferação de caramujos africanos tem causado preocupação em bairros de São Luís. Biólogos dizem que eles se alimentam de vegetação, mas também de fezes de rato. Por isso, podem oferecer riscos à saúde a quem mora perto das áreas ocupadas pelos moluscos.
“Eles se alimentam de fezes, principalmente de ratazanas. Se ela tiver contaminada com um parasita, ele vai se contaminar e aí ele vai ficar um potencial hospedeiro. São dois parasitas que se conhece: Um que causa uma doença abdominal e um, que é o mais grave, que causam tipos de meningite”, conta o biólogo José Maria.
Caramujos africandos tem aparecido com frequência em várias regiões de São Luís — Foto: Reprodução/TV Mirante
Caramujos africandos tem aparecido com frequência em várias regiões de São Luís — Foto: Reprodução/TV Mirante
Especialistas também explicam que esta época do ano reúne condições ideais de umidade e temperatura para a proliferação desses caramujos. Em São Luís, eles têm se acumulado em entulhos, terrenos baldios, galhos e folhas. No Espigão Costeiro, já existem dezenas de caramujos africanos na vegetação que fica ao lado do calçadão.
A costureira Maria Santos afirma que teve o quintal infestado pelo caramujo africano. Eles vieram de um terreno baldio no bairro do Cohafuma, onde também se proliferam. Ela conta que o problema existe há anos, mas que depois da chuva os moluscos se multiplicaram.
“A gente não pode mais entrar no quintal, deixar criança entrar no quintal… a gente tem muito medo de pegar uma doença que não tem cura”, afirmou Maria.

Nenhum comentário: