16 julho 2017

MAIS IDH NO MARANHÃO

Município maranhense de baixo IDH recebe biofertilizantes e projetos de incentivos a produção

Publicada em 14 de Julho de 2017 às 15h26Versão para impressão

Compartilhar

Equipe Sagrima em povoados de Belágua distribuindo biofertilizante Verdão (Crédito foto: Asom - Sagrima)


Como parte das ações do Programa Mais IDH, do Governo do Estado, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) está iniciando um trabalho de incentivo à produção em Belágua. Esta semana, uma equipe técnica da secretaria esteve no município, apresentando as ações que serão realizadas e fazendo a distribuição do Biofertilizante Verdão para agricultores de quatro povoados.

Mais de 100 litros do biofertilizante foram distribuídos,beneficiando 120 famílias, que tem na agricultura de subsistência sua principal atividade. Em todo o estado, a Sagrima já distribuiu mais de 60 mil litros do insumo, por meio do Programa Agropolos e agora também pelo Mais IDH.

A visita foi resultado de convite da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), com quem a Sagrima celebrará termo de cooperação técnica para ações conjuntas no município. A Fenae atua em Belágua desde o ano passado, com o Movimento Solidário, programa de responsabilidade social e empresarial que busca promover intervenções com projetos de geração de renda e melhoria de indicadores sociais. 
“É gratificante poder ajudar comunidades carentes a construírem seu próprio caminho, dando condições para que eles possam ir mais longe. E tudo isso com a fundamental ajuda dos colegas da Caixa, que sempre abraçaram nosso projeto”, ressalta o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Belágua tem 7.191 habitantes e está entre os 100 mais pobres do país, com o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,512. Com a implantação de programas da Sagrima, como os quintais produtivos, e o incentivo à piscicultura, além da assistência na hortifruticultura, será possível incentivar a produção local, como ação de segurança alimentar e geração de renda.

De acordo com o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a parceria Fenae e Governo do Estado tem tudo para beneficiar Belágua e é mais uma ação da secretaria no âmbito do Programa Mais IDH. “Já temos projetos na área de pesca em alguns dos 30 municípios do Mais IDH e agora estamos trabalhando também com a agricultura, para que, diversificando e tecnificando a produção, as populações de Belágua e dos demais municípios possam produzir mais, não só para subsistência, como para ter um excedente que possa ser comercializado e gerar renda”,explicou.

Leia outras noticias:
Cemar faz troca de geladeiras usadas por novas em parceria com a prefeitura de Balsas

Teatro de fantoches é usado em educação sanitária para crianças na Expomip

(Casa de Farinha e quintal produtivo: ações realizadas pela Sagrima de incentivo a produção no município)

Fonte: Sagrima Texto: Izabel Almeida

Nenhum comentário: