Pesquisa CNT aponta apenas uma rodovia
estadual em boa condição no Maranhão
Ao todo, a
pesquisa da CNT avaliou 24 rodovias, entre estaduais e federais no Maranhão e
apenas três atenderam a requisitos básicos para bom tráfego.
De acordo com
a “Pesquisa CNT de Rodovias 2017” divulgada nessa terça-feira (7)
pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), das 17 rodovias
estaduais do Maranhão pesquisadas, apenas uma obteve classificação
satisfatória. A MA-402, que leva aos Lençóis Maranhenses, por exemplo, foi a
única considerada boa de forma geral. As demais tiveram avaliações de regular a
péssima nos critérios pavimento, sinalização e geometria.
Quanto as
rodovias federais, sete que passam pelo estado foram avaliadas e duas apenas
atenderam às expectativas, as BRs 402 e 316. A primeira atende as áreas
próximas a Barreirinhas. A segunda, corta o estado dando acesso a municípios
como Bacabal, Peritoró, Caxias e Timon.
Ao todo, a
pesquisa da CNT avaliou 24 rodovias, entre estaduais e federais no Maranhão e
apenas três atenderam a requisitos básicos para bom tráfego. A pesquisa da CNT
analisou 4.647 km de estradas que cortam o Maranhão. O resultado apontou que
44% estão em estado geral de conservação ruim ou péssimo, 26% estão em situação
regular e em 30% a situação é boa ou ótima. No total, são mais 1.042 Km ruins
ou péssimos. A CNT sugere que um investimento na ordem de R$ 2,7 bilhões são
necessários para corrigir todas as falhas apontadas no relatório.
A MA-006 tem
562 km, pavimentação ruim, e sinalização e geometria péssimas. Os 48 km do
trecho da BR-308 próximos a MA-006 tem pavimentação e geometria ruins, e
sinalização péssima. Já os 145 km da BR-330 nas proximidades da mesma MA está
com pavimentação ruim, e sinalização e geometria péssimas.
Em outro ponto
do estado, na MA-034 (139 km de extensão) as condições gerais também são
péssimas, com pavimentação ruim, e sinalização e geometria péssimas. A parte da
BR-222 que passa por esta MA tem 23 km de extensão e as condições são tão ruins
quanto as outras.
Os 220 km da
MA-106 tem pavimentação e geometria ruins e sinalização péssima. Os 44 km da
BR-308 no trecho desta MA tem pavimentação e geometria regulares e sinalização
ruim.
A MA-225 é um
dos acessos à Barreirinhas e foi avaliada com índices menos graves que as
citadas acima. Os 17 km estão com pavimentação e geometria regulares e
sinalização ruim.
A região de
Chapadinha, por exemplo, é atendida pela MA-230. OS 20 km desta MA com a BR-222
que atendem a Região do Baixo Paranaíba tem pavimentação e geometria ruins e
sinalização péssima. As mesmas indicações da MA-234, no trecho próximo a
BR-222, com 24 km de extensão.
Segue o cenário
parecido na MA-303/BR-308, com pavimentação dos 30 km de forma regular,
sinalização péssima e geometria ruim.
Na MA-315, que
passa por Paulino Neves, por exemplo, os 30 km têm pavimentação e sinalização
ruins, e geometria péssima. A situação piora na MA-345, que atende a área de
Araioses. Tudo foi avaliado pela CNT como péssimo nos 21 km de extensão. Ainda
na nesta rodovia estadual, mas no trecho que passa a BR-402, os 6 km foram
apontados como ruins. Nos 16 km da MA-346/BR-402, os resultados ficaram entre ruim
e péssimo também.
A única rodovia
estadual bem avaliada foi a MA-402/BR-402. Os 66 km estão com pavimentação
ótima, geometria boa, mas com a sinalização ainda precisa melhorar e ficou como
regular.
Em nota, a
Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) disse “tem investido para
melhorar a malha viária de todas as regiões. Até o fim deste ano, por exemplo,
serão entregues 500 quilômetros de rodovias pavimentadas, em 11 trechos
rodoviários, e uma ponte na região Sul do Estado, somando investimentos de R$
556 milhões... Em breve, serão entregues 42 quilômetros de extensão da MA-006,
entre Pedro do Rosário e o povoado Cocalinho, no entroncamento da BR-316. O
trecho faz parte de um grande eixo no Maranhão, interligando a região de Santa
Inês e Bacabal à Baixada Maranhense, via Pinheiro”.
BRs
que cortam o estado
A pesquisa não
se limitou apenas a trechos de rodovias federais próximos as rodovias
estaduais, como apresentado acima. Sete BRs, que passam pelo Maranhão, foram
alvos também do levantamento de dados e duas apenas tiveram bons resultados. A
BR-316, com 629 km no estado, está com ótima pavimentação, geometria boa, mas
sinalização ainda regular. Mesmos índices da BR-402, com 78 km no Maranhão.
Enquanto isso,
a BR-010 (352 km no estado) está em situação toda regular, BR-222 (673 km no
Maranhão) tem boa pavimentação, mas sinalização e geométrica regulares, a
BR-226 (514 km no território maranhense) tem pavimentação regular e demais
índices ruins, os 679 km da BR-230 estão com pavimentação e sinalização
regulares e geometria ruins. Por fim, a BR-135, principal acesso à capital do
estado. Recentemente parte das obras de duplicação da rodovia foi entregue e a
avaliação, considerando os 610 km em todo Maranhão, foi de uma pavimentação
boa, mas sinalização e geometria regulares.
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
disse que "a pesquisa da CNT mostra que as rodovias federais do Maranhão,
em termos de pavimentação, estão em bom estado de trafegabilidade, ou seja,
foram classificadas como ÓTIMO, BOM ou REGULAR. O que precisa ser melhorado é o
item sinalização. Neste caso, o DNIT, por meio do programa BR Legal, já está
recompondo a sinalização vertical e horizontal das rodovias federais no
Maranhão, com previsão de conclusão dos serviços em 12 meses".
Abaixo,
a íntegra da nota da Sinfra
A
Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) informa que, conforme
cronograma de obras, tem investido para melhorar a malha viária de todas as
regiões. Até o fim deste ano, por exemplo, serão entregues 500 quilômetros de
rodovias pavimentadas, em 11 trechos rodoviários, e uma ponte na região Sul do
Estado, somando investimentos de R$ 556 milhões. As ações desenvolvidas estão
possibilitando desenvolvimento social e econômico ao Estado, além de interligar
as diversas regiões maranhenses.
A
Sinfra esclarece que já foram recuperados e construídos mais de 2.000 mil km de
rodovias. A reestruturação da malha asfáltica está facilitando o deslocamento;
o transporte da produção agrícola; retirando comunidades do isolamento;
reduzindo custos com a melhoria dos ramais rodoviários, proporcionando geração
de renda, emprego e qualidade de vida à população.
Em
2017, somente no primeiro semestre, o governo Flávio Dino entregou sete trechos
rodoviários, entre obras de melhoramento, pavimentação da malha viária e
construção de duas pontes em Paulino Neves e Tuntum.
Em
breve, serão entregues 42 quilômetros de extensão da MA-006, entre Pedro do
Rosário e o povoado Cocalinho, no entroncamento da BR-316. O trecho faz parte
de um grande eixo no Maranhão, interligando a região de Santa Inês e Bacabal à
Baixada Maranhense, via Pinheiro.
Além
das rodovias estaduais, o Governo trabalha para entregar a ponte sobre o Rio
Balsas, no município de Simbaíba, Sul do Maranhão. A ponte facilitará a
mobilidade em diversos municípios, entre os quais, São Raimundo das
Mangabeiras, Loreto, Balsas, Tasso Fragoso, Mirador.
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