Compartilhar no WhatsApp

08/07/2018

ANVISA PROÍBE VENDA DE 3 MEDICAMENTOS

BRASIL

Anvisa proíbe a venda de três remédios


São dois lotes problemáticos e uma empresa que perdeu o remedio 


Em resoluções publicadas nesta sexta, dia 6 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) oficializa a suspensão de três medicamentos.


De acordo com a Anvisa, a proibição se deve por conta de desvios de qualidade. Em dois casos a ação se refere a lotes específicos, no outro atinge todos os produtos da empresa farmacêutica.

O primeiro remédio que está com lote suspenso é o Lafepe Zidovudina, xarope de 10 mg/ml, frasco de vidro âmbar, com 200ml. O lote proibido é o 17080002, com data de fabricação de agosto de 2017 e validade até agosto de 2019. O medicamento é um antirretroviral e indicado no tratamento da Aids e de infecções pelo fungo Pneumocystis jirovecii.

A empresa que produz o referido remédio, o laboratório Lafepe, de Pernambuco, identificou a presença de partículas estranhas no produto e comunicou à Anvisa que está fazendo o recolhimento do lote problemático. As demais unidades do fármaco estão liberadas, de acordo com a agência.

Também está suspenso o lote B16L1470 (com validade até novembro de 2018) do medicamento Heclivir (aciclovir), 200 mg, comprimido. O produto é fabricado pela Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica (de Goiás) e usado no combate aos vírus do Herpes simplex, tipos 1 e 2; da Varicella zoster; do Epstein-Barr; e do Citomegalovirus.

O lote do medicamento foi analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Distrito Federal, que identificou problemas nos ensaios e nos rótulos. Com isso, como consta na resolução da Anvisa, a empresa farmacêutica deverá fazer o recolhimento do produto defeituoso.

Por fim, a Vigilância Sanitária suspendeu todos os medicamentos da empresa Theodoro F Sobral & Cia, do Piauí.

A empresa perdeu o Certificado de Boas Práticas de Fabricação e foi classificada com insatisfatória pela Anvisa. Agora, todo os medicamentos fabricados por ela não podem ser comercializados no país.

(com portal da Anvisa).

Postar um comentário

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS EM SÃO ROBERTO

No ultimo domingo dia 12 de agosto aconteceu a missa da pastoral familiar em São Roberto onde aconteceu varias homenagem aos pais com ent...